Billings e Guarapiranga: como as áreas de mananciais afetam no dia a dia?


Você conhece a importância das áreas de mananciais? Em época de escassez de chuvas, a importância dos sistemas de abastecimento é resgatada e as orientações sobre economia de água se intensificam, mas é preciso compreender como cada um pode contribuir para essa preservação. Foi pensando em preencher essa lacuna que o setor de Educação Ambiental da Divisão Técnica do Núcleo de Gestão Descentralizada Sul 2 promove o curso de Atuação Socioambiental em Áreas de Mananciais.

As aulas terão início no dia 5 de setembro, ocorrendo sempre às quartas-feiras, das 13h às 17h, no Campus Santo Amaro da Universidade federal de São Paulo (Unifesp), encerrando-se em 31 de outubro. O foco da atividade é a importância dos mananciais, como as represas Billings e Guarapiranga, que abastecem parte da zona sul e sudeste da cidade de São Paulo. As consequências da poluição a que estão sujeitas podem prejudicar o abastecimento.

Podem participar desta atividade os conselheiros de CADES, representantes de ONGs e agentes públicos, bem como professores, estudantes e munícipes em geral. Os participantes conhecerão mais sobre parques municipais, práticas sustentáveis e políticas públicas para áreas de mananciais. Se você se interessa por sustentabilidade, não deixe de participar! As inscrições são feitas por formulário eletrônico.

Confira a programação:
05 de setembro – Apresentação do curso e projetos
12 de setembro – Parques municipais e fauna da zona sul
19 de setembro – Políticas públicas em área de mananciais
26 de setembro – Tratamento de efluentes
03 de outubro – Biodiversidade: arborização urbana e agroecologia
10 de outubro – Plano de gestão de resíduos sólidos e consumo consciente
17 de outubro – Práticas sustentáveis
24 de outubro – Ações socioambientais e experiências exitosas
31 de outubro – Apresentação dos projetos

SERVIÇO
Data: quartas-feiras, de 5/09 a 31/10
Horário: das 13h às 17h
Local: UNIFESP Campus Santo Amaro – Av. Padre José Maria, 545
Inscrições: AQUI
Informações: 5666-2672 / edambientalsul@prefeitura.sp.gov.br