Ato pela Paz reúne crianças refugiadas no Ibirapuera

O Parque Ibirapuera recebe hoje crianças refugiadas da Síria, lembrando os sete anos da guerra naquele país, durante o evento Ato pela Paz. O objetivo é dar visibilidade ao maior desastre humanitário, desde a Segunda Guerra Mundial, após a população ser obrigada a abandonar o país devido à guerra. Como consequência, o Brasil registra um número nunca visto de estrangeiros que chegam ao Brasil, seja em fuga por guerras e perseguições, seja pela fome.

O Ato Pela Paz, evento de solidariedade mundial, foi organizado pela instituição I Know My Rights (IKMR), com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Durante a programação, as crianças refugiadas confeccionam lanternas que trazem não apenas pedidos de paz, mas os nomes das pessoas que perderam na guerra. O espaço ocupado no parque é a Praça da Paz.

Em paralelo às atividades com o público infantil, estão agendados artistas, cantores e seus familiares, unindo suas vozes ao Coro Infantil Coração Jolie. O projeto de canto coral conta com cem crianças refugiadas de 13 países – entre eles Síria, Iêmen, Irã, República Democrática do Congo e Sudão do Sul. Cada um dos participantes carrega uma lanterna, uma adaptação a uma tradição surgida no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial.

Programação
Após a recepção das crianças, na Praça da Paz, as atividades incluem a oficina de Lanternas, às 15h30, no Museu Afro-brasileiro. Às 17h30, os integrantes se concentram em frente ao lago e, às 18h, tem início a cerimônia oficial do evento.

IKMR
O IMKR – sigla em inglês da expressão I Know My Rights (Eu Conheço Meus Direitos), é uma organização não governamental criara em junho de 2012 para atuar localmente, na capital paulista, pelas crianças refugiadas, recebendo recursos de doações de indivíduos e da iniciativa privada. Sua atuação visa promover, esclarecer, conscientizar e defender os direitos das crianças refugiadas no país, trabalhar para garantir esses direito e devolver-lhes a dignidade, propiciando condições necessárias para que se desenvolvam em sua plenitude.