Aves apreendidas chegam ao CEMACAS


Foto: Divulgação


Saíras, guaxes, tucanos araçari banana, sabiás e coleirinhas estão entre as espécies colocadas em quarentena no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), pertencente à Divisão de Fauna da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Elas foram resgatadas na noite de quarta (21), na Rodovia Régis Bittencourt, após a Polícia Rodoviária Federal parar um veículo de passeio que estaria traficando mais de 160 aves silvestres.

Após registro de Termo Circunstanciado, na Delegacia de Polícia do Município de Itapecerica da Serra, as aves foram encaminhadas ao CeMaCAS por orientação Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Submetidos a forte estresse, fome e sede, algumas aves chegaram já mortas e outras morreram no local.

Segundo a diretora da Divisão de Fauna, Juliana Summa, muitas outras cargas não apreendidas nas estradas contribuem para reduzir cada vez mais o total de animais silvestres na natureza. “Para cada ave adquirida junto aos traficantes, a pessoa sacrifica no mínimo outros dez indivíduos”. A equipe técnica não finalizou o cômputo total de animais, que já passavam de 160, porque a simples presença humana nesse processo estressava ainda mais as aves, contribuindo para mais perdas.