Dia da Mobilidade a Pé na UMAPAZ

Foto:Divulgação

No dia 19 de maio, sexta-feira, a partir das 9h, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente prepara uma programação especial em celebração ao Dia da Mobilidade a Pé. A iniciativa faz parte do “Maio Amarelo”, que promove a ideia de uma cidade educadora e sustentável, além dos aspectos saudáveis de andar a pé e as oportunidades de interação entre os cidadãos nas ruas e parques da cidade.

O “Maio Amarelo” é uma ação que teve início na Secretaria de Transportes para reflexão sobre mobilidade urbana e, principalmente, sobre ser pedestre na cidade. O conceito está fortemente alinhado à chamada “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, que nasceu com a sensibilização da Assembleia Geral das Nações Unidas a partir dos números exorbitantes de acidentes de trânsito no mundo.

A programação acontece na sede da UMAPAZ por toda a manhã e tarde de sexta-feira. Após a abertura, das 9h às 9h30, com Raiana Ribeiro, terá início uma Roda de Conversa, até às 13h, com a engenheira de tráfego Meli Ermelina Malatesta, doutora em mobilidade; esteve 30 anos na CET e hoje se dedica aos movimentos pela mobilidade a pé em São Paulo; Rafael Calábria, geógrafo do IDEC e representante do movimento CIDADEAPE; Rafael Drumond, do núcleo de Estudos APE, e Shirley Neves, do programa Caminhada nas Quebradas.

Das 14h às 14h20, Adriano Galhardo falará sobre Prática Integrativa - ampliando percepções e sentidos. A atividade seguinte será a de Prática de Trilhas Educativas - Potenciais educativos do caminhar na cidade, até às 17h. Nesta etapa, serão vivenciadas três possibilidades de trilhas educativas, seguidas de uma roda de compartilhamento de experiências.

SERVIÇO
Dia: 19 de maio de 2017, sexta-feira
Horário: das 9h às 17h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).
Inscrições: Vagas limitadas, com inscrições parciais (manhã ou tarde); é necessário se inscrever para os dois períodos, caso queira participar durante o dia todo. Clique aqui.