Descontaminação da água: faça sua parte!

Foto:Divulgação

A principal contaminação em rios e córregos da cidade de São Paulo tem origem na deposição direta dos esgotos, problema que vem sendo combatido pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) com programas de recuperação de mananciais e córregos.Para “dar uma força” à natureza, todos nós podemos contribuir, em três etapas: compra, descarte e coleta seletiva conscientes.


Nas compras, a escolha por alimentos orgânicos contribui para a melhora da qualidade do solo (e, consequentemente, do lençol freático existente). Vale usar sacolas ecológicas, descartar embalagens de papelão no mercado e evitar alimentos “excessivamente embalados”. O objetivo é produzir menos lixo, comprando o necessário e evitando o desperdício! Lembre-se: cascas de frutas e legumes podem ser transformadas em adubo!


O descarte correto é essencial. Para se livrar de pilhas e baterias, use os próprios pontos de venda, que são obrigados por lei a recebê-los. Um dos maiores vilões é o óleo de cozinha usado na fritura. Ao ser jogado pela pia, entope o encanamento, obstrui a tubulação da rede de tratamento de esgotos e, quando chega aos córregos e rios, consome tanto oxigênio que elimina a fauna aquática.


“Esse é o principal problema do nosso rio Tietê. A elevada demanda bioquímica de oxigênio (DBO) para decompor o esgoto impede a sobrevivência dos peixes”, explica Sergio Forini, diretor da Divisão Técnica de Controle Ambiental (DECONT) da SVMA. Parcerias entre empresas e ONGs com o governo do Estado viabilizam a entrega desse óleo usado, armazenado em garrafas PET, a partir de um dos pontos de coleta. Remédios inutilizados também requerem atenção especial e podem ser entregues nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Hospitais Municipais.


Reciclar é o terceiro passo e envolve papel (único que deve ser separado dos demais), vidro, plástico, metal e embalagens do tipo “longa vida”. Para a coleta seletiva, os materiais devem ser acondicionados em sacolas bioplásticas específicas (verdes), para a coleta seletiva do município. Os bairros atendidos pela coleta seletiva da Amlurb (pela empresa Loga) são Butantã, Freguesia do Ó, Lapa, Mooca, Perus, Pinheiros, Jaraguá e Santana/Tucuruvi (pesquise aqui sua rua). Já os bairros de Aricanduva/Vila Formosa, Campo Limpo, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Ipiranga, Jabaquara, M’Boi Mirim, Parelheiros, Santo Amaro, Vila Mariana e Vila Prudente são atendidos pela Ecourbis (pesquise aqui sua rua). O material pode ser entregue também em uma Estação de Entrega Voluntária de Inservíveis (ou ecoponto), que também aceita até 1m³ de entulho.