Você sabe como é feito o controle de animais silvestres na cidade de São Paulo?


Foto: Divulgação


É função do Centro de Manejo de Animais Silvestre- CeMaCAs, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), cuidar de animais silvestres que apareçam em meio aos limites do município. Depois de resgatado, o animal é tratado, reabilitado e anilhado, para, então, ser encaminhado à área de soltura mais adequada, que geralmente, lembra características de seu habitat natural.

A utilização de anilhas é uma técnica bastante comum no estudo de aves silvestres, por exemplo. Ela consiste na marcação individual de cada uma com um pequeno anel de metal que é colocado em uma de suas patas. É dado um número de registro, informando diversos aspectos morfológicos do animal como tamanho, peso e tipo de plumagem. Aspectos geográficos relacionados ao local onde o animal foi encontrando, onde será solto e as datas que ocorreram tais eventos, também são registrados por meio do número contido nas anilhas.

Esse controle também ajuda o trabalho dos técnicos e biólogos quando uma ave é recapturada. O registro das informações permite identificar quando e como esse animal já foi tratado, além de possibilitar o fácil acesso a aspectos da biologia dos animais, padrões migratórios, distribuição geográfica das espécies, mortalidade e composição populacional.

O biólogo da divisão de fauna da SVMA, Ricardo Gandara, afirma a importância de se entrar em contato com o CeMacAS ao encontrar aves anilhadas, ou outros animais com registro da Prefeitura, passando informações sobre o animal e as condições em que foi encontrado. “Muitas vezes são achadas carcaças de animais que estavam anilhados ou ainda partes de um animal predado ainda com a presença da anilha. Ligar informando este tipo de situação é de grande importância para a coleta de dados pelos profissionais”, declara Gandara.

Caso encontre aves anilhadas, ou outros animais com registro da Prefeitura, ligue imediatamente para o CeMaCAS. Telefone: (11) 3887-2688