Frequentadores do Chácara do Jockey ganham novas atividades gratuitas

Yoga, capoeira e dança são algumas das opções

O parque Chácara do Jockey, inaugurado em abril de 2016, já se tornou um xodó da população da zona Oeste da cidade.

Além de contar com uma intensa agenda cultural e esportiva agora também oferece aulas de várias modalidades para a população.

As atividades focam em práticas corporais. Entre elas há Yoga (segundas às 10h e quarta às 15h30), Lian Gong (quartas e sextas às 7h), Capoeira (sábados às 14h, exceto na última data de cada mês) e Dança Circular (quinta às 18h).

Elas acontecem no Redondel, um antigo espaço para cavalos, em forma circular, que serve como sala de aula ao ar livre. Seu formato e piso de vinil são adequados para as dinâmicas coletivas.

Além disso, o parque também oferece aulas de Karatê no Galpão das Atividades, próximo ao playground. Elas ocorrem aos domingos às 9h e vem atraindo cada vez mais público.

É importante lembrar que todas as aulas são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia. A média de participantes é entre 10 e 20 pessoas por turma.

Para o administrador do Chácara do Jockey, Leandro Bondar, as atividades estão tendo um ótimo retorno da população e colaboram para a criação de opções de lazer na região.

“Havia uma demanda reprimida dos moradores. O parque mudou a rotina do entorno, está lotando nos fins de semana com pessoas fazendo piquenique, interagindo e praticando esportes. As atividades também foram muito bem recebidas pelos usuários, que comparecem cada vez mais”, afirma Bondar.

Ele planeja inserir duas novas aulas gratuitas a partir do mês de novembro: tênis (nas quartas-feiras, às 8h na quadra) e Dança do Ventre, às terças, 15h, no Redondel.

Atualmente, o Chácara do Jockey conta com pistas de caminhada, equipamentos de ginástica, lago, quadras, campos de futebol, Casa de Cultura e uma unidade do Fab Lab Livre SP.

Uma atração à parte é o skatepark, um dos maiores complexos de pistas da modalidade no país.

O local já abrigou campeonatos e atrai muita gente interessada em utilizar o equipamento de ponta. “A pista de skate está sempre cheia e traz pessoas de outras cidades. Os dois campos oficiais de futebol também são muito disputados e há reservas todos os fins de semana”, conta Leonardo.

O Chácara do Jockey abre diariamente das 6h às 22h e possui área total de 143.531m². Seu surgimento se deu após grande mobilização dos moradores do Butantã, que reivindicavam a criação de um parque no local há mais de 30 anos. Em 2014, a Prefeitura tomou posse da área e em seguida iniciou a adequação e reforma do complexo, visando preservar as estruturas históricas e a memória do espaço físico.

A primeira etapa do projeto já foi concluída, com a criação de três áreas temáticas (Núcleo Contemplativo Pirajussara, Núcleo Cultural das Baias e Núcleo Esportivo do Jockey) e a inauguração no primeiro semestre de 2016.

Na segunda etapa, em andamento, serão feitas obras de maior porte envolvendo o restante das baias do Polo Cultural e Criativo Municipal da Chácara do Jockey, o Edifício Pedro Augustín Pérez (UMAPAZ), novas instalações da Guarda Civil Municipal, ampliação dos sanitários e readequação dos antigos silos.