Prefeitura entrega nova piscina do Centro Esportivo Pelezão

Reforma em 20 piscinas públicas estão em andamento. Obras em outras 17 terão início ainda neste ano

Na arte, imagem de uma munícipes nadando na piscina. Também está presente a escrita "Nova piscina, Centro Esportivo Lapa - Pelezão".

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta sexta-feira (5) a nova piscina do CE Edson Arantes do Nascimento, na Lapa, zona este de São Paulo. A cerimônia contou a com a presença de usuários do Pelezão, como carinhosamente o CE é chamado, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Felipe Becari, do prefeito Ricardo Nunes e outras autoridades.Tudo o que envolve o complexo aquático foi reformado: piscina para os adultos, piscina infantil, banheiros, vestiários, os equipamentos hidráulicos e a casa de bomba.

As obras levaram um ano para serem concluídas, mas na visão dos usuários valeu o tempo espera. A consultora Emília Pappalardo, de 56 anos, moradora da Vila Leopoldina, é frequentadora antiga do Pelezão. Com a experiência de quem conhece muitos clubes, ela elogiou a estrutura do local. "A piscina ficou moderna e está maravilhosa, estão tão boa quando a de clubes particulares. Aqui o ambiente é familiar, tem muito esporte e agora todo mundo vai voltar a fazer natação". A aposentada Sílvia Bressan, de 61 anos, moradora da região, frequenta o Centro Esportivo Lapa há quase 20 anos e já acompanhou várias transformações no local. "Fizeram uma reforma sensacional, está uma maravilha. Faço aqui no Pelezão condicionamento físico, dança e caminhada; agora com certeza voltarei a nadar".

O Centro Esportivo Edson Arantes do Nascimento é referência na zona oeste da capital como local público para a prática de esportes e atividades de lazer. Tem 48 mil usuários cadastrados, fora os demais frentadores. O secretário Felipe Becari disse que as piscinas adulto e infantil têm agora o que ele chama de "padrão São Paulo", e servem de exemplo para demonstrar a qualidade das obras da Prefeitura. Becari disse que outras ajustes foram feitos, como a pintura das quadras. O Pelezão também "herdou" equipamentos de esportes de areia que foram utilizados no programa Praia Verão 2024. O objetivo agora será revitalizar a área utilizada para caminhadas.

O prefeito Ricardo Nunes destacou os investimentos feitos pela atual gestão para o desenvolvimento do esporte. Um dos principais é o programa de iniciação esportiva Rede Olímpica, que já atende crianças e adolescentes das regiões de Guarapiranga (sul), Cambuci (sul), Pirituba (oeste) e Vila Curuçá (leste). Outras três unidades serão entregues até o final deste ou início de 2025. Nunes também lembrou do Programa Bolsa Atleta Rei Pelé, administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que oferece auxílio financeiro para atletas entre oito e 25 anos. Em relação às piscinas públicas, o prefeito disse que o trabalho tem sido intenso. "Já fizemos a reforma das piscinas de 36 equipamentos públicos, a do Pelezão é uma delas. Estamos com 20 outras reformas em andamento e outras 17 piscinas que começaremos a reformar ainda neste ano, e temos também as piscinas dos CEUs. Os investimentos em equipamentos esportivos são milionários, acreditamos nesses espaços para melhorar a qualidade de vida da população, desde as crianças até os idosos".

O CE Pelezão foi inaugurado no dia 6 de janeiro de 1971. Tem uma área de 98.000 m². Além das novas piscinas adulto e infantil, possui campo de futebol, ginásio esportivo, área para caminhada, sala de ginástica, quadras de areia, futsal e tênis. No local também funciona a sede do Grupo de Escoteiros (Quarupe 241). Para frequentar a nova piscina é preciso fazer a carteirinha, que pode ser de forma virtual pelo site 156, da Prefeitura, ou presencialmente: basta comparecer um comprovante de endereço, foto 3x4, CPF e RG. Para mais informações sobre os Centros Esportivos, clique aqui.


Texto:
Antonio Carlos de Araujo | acaraujo@prefeitura.sp.gov.br
Arte: Thiago Carneiro | tbcarneiro@prefeitura.sp.gov.br