No topo

Habilidoso e decisivo, Ruan Tomás foi autor do gol da vitória sobre Itaquera na primeira fase da Copa SP14

Melhor jogador de Guaianases na Copa SP14. Forte candidato ao título de craque da competição em 2015. Esse é o resumo da trajetória de Ruan Tomás na segunda edição da copa entre as Subprefeituras de São Paulo. O título individual e coletivo pode chegar neste sábado (25), na final contra a Seleção de Itaquera, no estádio do Pacaembu.

Na primeira vez em que Ruan viu a tabela de melhor jogador da Copa SP14, o susto misturou-se com a emoção: “Eu vibrei bastante e meu pai mais ainda”, relembra o atleta. Adenilson Tomás é um dos grandes admiradores da carreira de Ruan: “O desempenho dele tem sido bom e, em algumas partidas, ótimo. Mas sei e conheço o potencial dele. Ele pode render mais”, avalia o pai.

O olhar crítico dá lugar ao orgulho na hora de relembrar a trajetória de Ruan até o Pacaembu. A base do atleta vem do futsal: aos cinco anos, o garoto começou a jogar no Elite Itaquerense. O meia disputou dois campeonatos metropolitanos, nas categorias mamadeira e chupetinha. Dois anos depois, Ruan iniciou sua carreira no futebol de campo, já pelo Botafogo de Guaianases. Nos sete anos de gramados, Ruan passou por várias equipes de futebol amador. Ele também atuou recentemente pela Ponte Preta. O jogador fez avaliações em times como São Paulo, Portuguesa, Cruzeiro e Santos.

Ruan não conseguiu ir ao penúltimo treino da Seleção no CEU Jambeiro. A justificativa é motivo de orgulho: o atleta está em fase de preparação para o Campeonato Paulista pelo Clube Atlético Diadema. Detalhe: o meia disputará a competição estadual em uma categoria acima dele, a Sub 15.

“Ele chuta muito forte e é um jogador muito disciplinado. O Ruan é muito técnico e movimenta-se muito dentro de campo. Ele é diferenciado”, observa o técnico Sérgio Roberto da Silva, que comanda o Botafogo de Guaianases. Sérgio compara as características de Ruan com o estilo de jogo de Danilo, meia do Corinthians.

Humildade é um dos sobrenomes de Ruan. Entre tantos gols e destaques, o meia esquerda guarda duas lembranças como especiais: “o primeiro jogo contra Itaquera na primeira rodada, quando eu fiz o gol da vitória de pênalti. Depois, contra Ermelino Matarazzo: na disputa de pênaltis eu fiz o último e concretizei a vitória”, enumera. Não é a primeira vez em que Ruan disputa a Copa SP14. No ano passado, o desafio era ser o caçula da equipe.

Histórias sobre a rivalidade entre Itaquera e Guaianases povoam o extremo leste paulistano, mas Ruan explica o que acontece na prática: “Não tem rivalidade. Somos todos amigos, tem jogadores lá que já jogaram conosco aqui e assim sucessivamente”, pondera. Quando o assunto é amizade, Ruan faz questão de ressaltar que todos os jogadores da Seleção de Guaianases são seus amigos: “o futebol proporciona isso”, esclarece. O jogador também destaca a união e a amizade como as maiores qualidades do “Dream Team” da zona leste.

O coração de Ruan é literalmente alvinegro. Além de ter começado a carreira no campo pelo Botafogo, o meia esquerda também é corintiano. Apesar de armar as jogadas em campo, na hora de assistir aos jogos de futebol, a admiração do garoto vai para o setor defensivo: “as defesas do Cássio são sensacionais”, comenta. Para o craque de Guaianases, o momento mais marcante na história do Timão foi a conquista do Mundial, em 2012. Nas horas vagas, Ruan também gosta de ouvir música. Os gêneros favoritos são black music e pop. A canção predileta do meia esquerda é “Make me better”, do rapper Ne-Yo.

Na escola, o desempenho também não deixa a desejar. Sem surpresas: a matéria preferida de Ruan é Educação Física. No Facebook, o professor  Clauber Martins só tem elogios para o atleta. Ruan retribui: “o professor da minha escola é um parceiro”, comenta. O garoto estuda em colégio particular porque conseguiu uma bolsa de estudos para jogar futebol pela escola.

Assim como os demais jogadores de Guaianases - e de Itaquera, Lapa e Pirituba/ Jaraguá - Ruan está ansioso para atuar no Pacaembu. Mas o sentimento que predomina na mente do meia é a confiança no título da Copa SP14. Para a concretização desse objetivo, falta vencer o desafio de pouco mais de 50 minutos. Desde o final de março, o craque de Guaianases deixa o recado no Facebook: “o medo de perder tira a vontade de vencer”.

Em breve, confira os perfis dos outros destaques de Guaianases na Copa SP14.

Ficha técnica:

Nome: Ruan Tomás do Amaral
Data de nascimento: 20/09/2001
Mãe: Lucinea Aparecida dos Santos Amaral, pedagoga
Pai: Adenilson Tomás do Amaral, autônomo
Irmãos: Iago Tomás (23 anos), Allef Tomás (17 anos)
Maior sonho: Ser jogador de futebol
Inspiração: “Buscar, lutar, vencer”
Time: Corinthians
Ídolo: Jesus Cristo e Danilo (futebol; jogador do Corinthians)
Escola: Colégio Oliveira Teles, 9º ano/ 8ª série
Se não fosse jogador, seria: Professor de Educação Física

Texto:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Foto 1: Arquivo pessoal/ Ruan Tomás

Foto 2: Stephanie Frasson - sbffranco@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!