50 anos do Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador

O CERET é um dos equipamentos da SEME mais procurados na cidade

Na imagem, arte dos 50 anos do Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET).

O Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET), localizado no Tatuapé, na zona leste, completa seus 50 anos neste ano. Leônidas da Silva ex-jogador de futebol e que atuou na equipe do São Paulo entre outras equipes, também conhecido como Diamante-Negro, foi funcionário no Departamento de Lazer na Secretária do Trabalho do Estado de São Paulo.

Ele foi responsável por sugerir a criação do Parque em 1973. No ano seguinte o espaço recebeu como doação do Estádio do Pacaembu a estátua de Davi, uma réplica da obra de Michelangelo. O local foi Municipalizado em maio de 2008. Atualmente é administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), que cuida do local.

É uma referência de lazer e prática de atividades físicas, contando com quatro quadras de vôlei, quatro campos de futebol, três quadras de basquete, quadras poliesportivas, uma pista de atletismo, um campo de rugby, uma quadra de beach soccer, seis quadras de tênis, espaço pet e muito mais. O CERET também possui três piscinas em suas instalações, tendo a maior piscina pública da América Latina (100x50 metros).

Na imagem munícipes utilizando o Parque

Carolina Anacleto, coordenadora do CERET, nos conta um pouco sobre as reformas que acontecem no espaço, "As obras dos três campos, foram colocadas grama sintética, o campo de rugby e os dois campos de futebol serão entregues agora no começo de maio".

Também menciona um pouco dos projetos futuros "A pista de atletismo, é uma potência de alto rendimento, receberemos os Jogos oficiais da SEME, da Federação, um projeto junto com o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, onde enaltecerá mais ainda o CERET. Temos vários jogadores e atletas, tanto iniciante, quanto de ponta de alto rendimento. Nossos munícipes estão muito felizes em receber um projeto tão grandioso como esse."

Josivaldo Barbosa é um dos funcionários mais antigos do CERET. Ele trabalha no local desde 1990 e é encarregado pela manutenção do espaço. "O CERET é a minha casa, tudo que eu aprendi foi aqui" e completa dizendo que "mantenho a união com o pessoal, somos como uma família", destacou o servidor.


Texto:
Isabella Francischini | isafrancischini@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Laura Bressan | laurabressan@prefeitura.sp.gov.br
Arte: Gabrielly Santos | gabriellysantos@prefeitura.sp.gov.br