Etapa Penha do Circuito Popular homenageia o dia do Imigrante

Corrida acontece dentro no Parque Ecológico do Tietê, um reduto de imigrantes na cidade

Texto: Paulo Gervino
pantar@prefeitura.sp.gov.br  
 

Neste domingo (20), o Circuito Popular de Corridas de Rua, realizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), promove uma etapa especial em seu calendário. Dentro dos 12,5 milhões de m² que compõem o Parque Ecológico do Tietê, esta é a única corrida que terá 3000 participantes. Para comemorar o Dia Municipal do Imigrante, a prova terá 1000 corredores a mais do que o de costume e é intitulada de 1ª Corrida dos Imigrantes – Campanha pela Erradicação do Trabalho Escravo Urbano.


A realização do evento visa, como o nome já diz, aumentar a visibilidade contra o trabalho escravo no Brasil. O Trabalho representa uma importante ação pública, e o local escolhido não podia ser mais significativo. O Parque Ecológico do Tietê, fundado em 1982, é, desde sua criação, um dos maiores redutos de imigrantes na cidade de São Paulo. Entre eles podemos ressaltar os bolivianos e colombianos que representam uma parcela significativa dos freqüentadores do parque.


A atuação da SEME está em consonância com o a realização de uma CPI contra o trabalho escravo, em andamento na Câmara Federal.


A prova deste final de semana mantém a estrutura usada desde o início do circuito: corrida de 5 km e caminhada de 2,5 km. O Parque Ecológico do Tietê fica na Rua Guirá Acangatara, 70 - Engenheiro Goulart, zona leste. A largada é dada às 8h.