José – Dedicação ao Clube Escola Vila Santa Catarina e à prática de esportes

Nosso entrevistado do dia para a série “Essa é a Nossa Gente” é José de Oliveira, funcionário há mais tempo no Balneário Jalisco e triatleta nas horas livres

Texto: Paulo Sergio Serra Teixeira
pauloserra@prefeitura.sp.gov.br

Vanessa Dini
vdini@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Paulo Gervino
pantar@prefeitura.sp.gov.br


José Carneiro de Oliveira Filho tem 57 anos, 36 deles dedicados ao Clube Escola Vila Santa Catarina. É o funcionário que está há mais tempo no local. Bom de papo e cheio de histórias, José nos contou um pouco de suas atividades profissionais e descreveu também suas horas de lazer.

Nascido em Maranguape, “terra do Chico Anysio”, no Ceará, José veio para São Paulo com 17 anos, para estudar e nunca mais voltou à sua terra natal. “Pretendo viajar para lá em agosto, nas férias. Quero levar meus filhos para conhecer a cidade”.

José é formado em Educação Física, em Itapetininga e possui especialização em natação pela Faculdade de Guarulhos. Seu primeiro emprego foi em uma indústria, depois trabalhou durante algum tempo na extinta Varig. Depois migrou para a construção de poços artesianos, já no Clube Escola Vila Santa Catarina, mas ainda fora da Prefeitura. Na SEME, entrou após prestar concurso público, no cargo de salva-vidas.

A história de 36 anos de José no Clube Escola é baseada em uma relação de muito carinho e dedicação. “Aqui no Clube eu só não fui diretor. Dava aulas todos os dias, trabalhava como salva-vidas aos finais de semana, já coloquei piso, fiquei de guarda, tratei da piscina”.

Foram muitas mudanças ao longo dos anos. “Antes só tinha a piscina, dois vestiários e a direção. Era um espaço recreativo, não tinham aulas. Hoje temos muitas atividades e novos aparelhos como o espaço para aulas de dança, lutas e as quadras, que tenho o sonho de ver cobertas. A segurança e a organização também melhoraram demais. Antigamente havia muitas invasões, gente que pulava o muro. Os funcionários iam para a delegacia duas, três vezes por dia, por causa desses invasores. Hoje, com os muros, grades, carteirinhas e exames médicos, o controle está bem melhor. Atendemos atualmente cerca de 200 alunos todos os dias.”

Sobre sua relação com o Clube, José nos conta: “Esse Clube é tudo para mim. Já passei por 14 diretores. Criei meus filhos aqui, usei muito a piscina, chegava a nadar 15 km por mês nela. Sempre me dediquei ao trabalho, nunca faltei. A Prefeitura sempre foi maravilhosa comigo.” José também lembra de histórias engraçadas de seu dia-a-dia no Clube: “Meu filho até brinca que nós poderíamos escrever um livro só com histórias do Balneário”.

Além do trabalho na SEME, José é fanático por esportes. Ele é triatleta (nada, corre e pedala). “São três décadas dedicadas à corrida, nove São Silvestres e várias maratonas. Hoje tenho um problema no menisco, diminuí um pouco o ritmo, mas faço musculação e ainda pedalo cerca de 240 km por semana, três horas aos domingos, nas ciclovias, e o restante na academia. Adoro fazer exercícios”. Os filhos de José seguem o mesmo saudável caminho do pai. “Meus dois filhos estão estudando para se tornarem policiais e os dois adoram esportes. O mais velho é triatleta e inclusive disputou campeonato no Maranhão. O mais novo também pratica os esportes do triatlo, dança (participava das aulas do Clube), joga vôlei, joga de tudo”.

José quer ficar no Clube até a aposentadoria e depois vai pensar no que fazer. “Talvez me mude para o interior com meu filho ou quem sabe continuo trabalhando aqui mesmo”. Quando José Sair, o Clube Escola Vila Santa Catarina com certeza sentirá falta da dedicação e carinho de seu funcionário. José faz parte da história do Clube e também faz parte da nossa família, a Família SEME.