Clube Escola oferece aulas gratuitas de Volteio

Texto e Foto - Renata Simond
rsimond@prefeitura.sp.gov.br


O Clube Escola Volteio, que fica na Rua do Forte Jorge, 124, Prainha de Guarapiranga oferece aulas gratuitas de Volteio, por onde já passaram cerca de 150 crianças, e hoje atende 80 atletas dos 7 aos 18 anos.

Volteio é um esporte onde se pratica ginástica artística sobre um cavalo em movimento, que se baseia em movimentos obrigatórios e livres, que podem ser feitos individualmente, em dupla ou em trio. A diretora do Clube Escola, Flavia Themudo, praticante do esporte há 27 anos explica o procedimento que o cavalo passa antes de entrar em contato com as crianças “A gente sempre testa ele, a gente sobe antes das crianças, para ver se o cavalo aprova. Ele não está acostumado com alguém correndo ao lado dele, o normal é apenas montar e sair. O cavalo demora aproximadamente três meses para ser colocado nos treinos”.

As aulas são inteiramente gratuitas e acontecem duas vezes por semana, no período da manhã e da tarde. Uma aula a criança treina no “barril”, um equipamento que simula o corpo do cavalo, e no outro dia da semana a criança treina no cavalo. A turma é formada por sete crianças e o treinador, é recomendável iniciar as práticas a partir dos 7 anos.

No mês de março, seis alunos do Clube Escola foram participar da Clínica de Volteio em Buenos Aires. O aluno Bruno Santos comentou que no inicio teve problemas para convencer a família para fazer o esporte “Mas eu falei pra eles: eu gosto de fazer, eu vou fazer” e com isso conseguiu o prêmio como melhor execução no Longer. Bruno também ressalta a importância de ter o apoio do Treinador “O Willian (Treinador) é muito bom! Pega no nosso pé, mostra o que estamos fazendo de errado, ensina como faz o certo até a gente executar corretamente”. O treinador Willian Santos foi campeão no CVI Internacional por equipe, três vezes campeão brasileiro de volteio, ficou na terceira colocação em uma campeonato na Itália e possui uma longa lista de vitórias no campeonato paulista. “Eu acho que tem hora de pegar firme e tem hora de passar a mão na cabeça, se você passa o exercício é pra ser feito, não adianta fazer corpo mole”. Willian destaca as vantagens de dar aula no clube escola “As pessoas não pagam para estarem aqui, então elas não são obrigadas a vir. Elas vêm porque querem, porque se interessam, isso é fundamental para o andamento das aulas”.

A Aluna do Clube Escola Giovana Santana (13), explica o porquê da prática do esporte. “É um esporte diferente, a gente lida diretamente com o animal. No começo eu dava banho, escovava para criar intimidade com o cavalo”. Giovana fala um pouco sobre a reação das pessoas quando ela fala que pratica volteio. “As pessoas falam ‘você é louca, você vai cair e sem machucar!  Mas eu falo pra elas que tudo tem o seu risco, e eu não vou deixar de praticar por causa deles" A aluna ficou em primeiro lugar na etapa de volteio de 2011. A mãe da atleta, Rosi Santana fala o que acha sobre a filha praticar volteio “Eu adoro, primeiramente porque é um esporte, ela está se movimentando, e depois porque ela gosta, ajuda no desempenho da escola, no rendimento, na concentração. Confesso que no momento eu fui contra, por conta da segurança, da higiene do cavalo, mas a Giovana me mostrou o contrário”.

Allan Pires, veterinário especializado em Odontologia Equina e voluntário no Clube Escola, parabeniza a iniciativa da Secretaria de Esportes em proporcionar aulas gratuitas de Volteio. “É incrível esse incentivo para a molecada, é importante a pratica de esportes para a formação deles” .

Telefone: 5667-2080

Fotos