Atividades agitam Mie Nishi em 2012

Estádio Municipal Mie Nishi promove beisebol, sumô e gatebol

Texto: Paulo Gervino
pantar@prefeitura.sp.gov.br 

Foto: Arquivo SEME


A cidade de São Paulo tem o mérito de abrigar a maior população nipônica do Brasil. O bairro da Liberdade reúne, além dos japoneses e descentes, muito da tradição deste povo, tanto na decoração das ruas, como nos restaurantes de culinária oriental que povoam a região. Mas, não se engane, a cultura japonesa é cada vez mais difundida dentro de nossa comunidade. Umas das provas disso é o Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, que abriga a 53 anos praticantes do beisebol, sumo e gatebol. Esportes clássicos na história do Japão, e que agora fazem parte da nossa também.

Localizado no bairro do Bom Retiro, o Mie Nishi foi inaugurado em 21 de junho de 1958 durante as comemorações do cinqüentenário da imigração japonesa no Brasil, e é mantido pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME). Ao longo dos anos, o local vem recebendo melhorias e incentivo do governo e da população, e conta com um campo oficial de beisebol, um ginásio próprio para a prática do sumo e quatro campos de gatebol.

A estimativa de Massah Fujimoto, assistente de direção do Mie Nishi, é que cerca de 150 praticantes frequentem as dependências do enorme espaço que margeia a Rio Tietê, e possui até um pequeno afluente coberto por uma ponte de estilo japonês.

O beisebol, esporte de destaque no estádio, é praticado por uma média de 60 alunos. As aulas são ministradas pelo professor André Luís Branco Faravola. Nascido na cidade de Suzano, durante a infância e juventude ele foi atleta do beisebol e formou-se em Educação Física, Fisioterapia e é especializado em fisiologia do esporte. André alia seus conhecimentos como ex-atleta à sua formação acadêmica para aumentar o desempenho dos treinamentos da modalidade.

Em 2012, as aulas de iniciação do beisebol estão com uma interessante novidade: os treinos contam com algumas crianças japonesas, cujos pais vieram passar um período a trabalho em São Paulo. E como o beisebol faz parte da rotina dos japoneses, os pequenos atletas vêm treinando gratuitamente no Mie Nishi.

Outro ponto forte de destaque nesta história de sucesso é o ginásio de sumô, que no ano de 2011 recebeu a conclusão das obras de um novo local totalmente reformado e apropriado para o esporte. Desde então, o Mie Nishi possui o único espaço nos moldes oficiais para a prática de sumô fora do Japão, com espaço para 1000 espectadores. As aulas ocorrem aos domingos, das 9h às 12h e envolvem cerca de 60 pessoas.

Além dos treinamentos, muitos eventos animam os finais de semana do Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi. Nos dias 24 e 25 deste mês, acontece o Campeonato Brasileiro de Beisebol Veterano. O campo pode abrigar até 3000 pessoas nas arquibancadas, e os jogos começaram a partir das 8h. Para maiores informações acesse o site, ou ligue (3221-5105 ou 3208-7049).


Serviço:

Localização: Av. Presidente Castelo Branco, 5446 - Bom Retiro

Treinos de Beisebol:

Todos os dias no período da manhã (9h às 12h);
Segundas e quartas-feiras (14h às 17h) – Turma de 8 aos 13 anos;
Terças e quintas-feiras (14h às 17h) – Turma de 13 até idade adulta;
Sextas-feiras - reunião com todos os alunos.

Treinos de Sumo:

Domingos (9h às 12h)

Gatebol:

Consulte horários disponíveis