Roselene, a pioneira na arte do brincar na Família SEME

Texto: Paulo Sérgio Serra Teixeira
pauloserra@prefeitura.sp.gov.br
Paulo Gervino
pantar@prefeitura.sp.gov.br
Vanessa Dini
vdini@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Paulo Gervino

Roselene Crepaldi é a nossa perfilada do dia, na série “Essa é a Nossa Gente".
Paulistana, cresceu no bairro Ermelino Matarazzo, zona leste da cidade, local que influenciou toda a sua vida e fez nascer seu interesse pela área de Lazer. Durante a infância ela brincava na rua, onde seu pai fez a calçada com uma amarelinha, sua mãe girava corda para ela pular, entre outras brincadeiras, como soltar pipa, andar de carrinho de rolemã, etc. Roselene sempre foi ‘moleca’.

Desde criança envolvida com recreação, Roselene se formou em Pedagogia, pela Universidade São Judas, depois fez mestrado e doutorado em Educação, na Universidade de São Paulo e atualmente faz pós-doutorado na área de Lazer, pela EACH, na Usp-Leste.

Há 30 anos Roselene está na Prefeitura. Ela começou na área de Assistência Social, como coordenadora de uma creche, e foi crescendo profissionalmente, ocupando o cargo de diretora, supervisora e, por fim, coordenadora geral de todas as creches de São Paulo.

Com toda essa experiência com crianças, Roselene foi convidada a integrar a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, para atuar com projetos voltados ao Lazer infantil, que contava com pouco investimento até então. Sua área de atuação envolve jogos, brinquedos e brincadeiras. Segundo ela, “as crianças da cidade encontram poucas alternativas para diversão, os espaços existentes estavam diminuindo cada vez mais, e muitas regras foram impostas para a criança brincar, como o pagamento de ingresso, por exemplo. Na rua, as regras são impostas pelas próprias crianças, a liberdade e o divertimento são maiores.” E ela nos conta que achou “um desafio muito grande fazer os profissionais do esporte (área bem mais desenvolvida) incorporarem o Lazer nas suas atividades.”

Na SEME, Roselene avalia e acompanha convênios, sempre com visitas e orientações e elabora termos de referência. Foi ela que trouxe a ideia do programa Ludicidade para a Secretaria.
Começaram então as Ruas de Lazer, que evoluiram para as Ruas de Brincar e agora começará o novo programa da SEME: Pólos de Brincar, que será implantado gradativamente, primeiro serão 5, depois 10, 15, até chegar aos 31 Pólos, um para cada subprefeitura da cidade. Segundo ela, é uma “proposta muito interessante e inovadora, que traz boas expectativas.”

Para o futuro, Roselene espera ver novas políticas de Lazer implantadas na cidade, para garantir o direito de brincar às crianças e à população em geral. Ela espera que as ações sejam contínuas e pretende ampliar o Ludicidade, sua “menina dos olhos”. Segundo Roselene, “o espaço educacional não escolarizante deve ser valorizado, para que haja qualidade de vida, além, claro, de um espaço de convivência, alegria, ações voluntárias.”
Sempre envolvida com diversos projetos sociais, Roselene também faz parte do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Cultura de Paz, na região do Aricanduva e do Fórum de Educação Infantil.

Fora da SEME, nossa perfilada do dia é muito caseira. Casada há pouco tempo, está “aproveitando seu lado materno” com os dois filhos de seu marido, de 14 e 21 anos, e acha este momento “super gostoso”. Além disso, ela adora cinema, o último filme que assistiu foi “As aventuras de Tintim”, desenho animado pelo qual sempre teve interesse. Também gosta de assistir TV, inclusive desenhos, e a série ‘Os 3 Patetas’, e adora viajar sem destino, seja para muito longe ou para algum local próximo de sua casa. Roselene ainda aproveita o que a cidade oferece em atividades de Lazer, frequentando diversos SESCs. Ela esteve presente também no último World Bike Tour, achou o evento “mágico”, e ainda ganhou pela primeira vez uma bicicleta. “Meus pais não me davam uma de jeito nenhum, eram sempre tricíclos”.

Roselene está sempre disposta a levar o Lazer à todas as crianças da cidade, sua formação acrescenta um toque especial ao trabalho desenvolvido na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo.