Esquenta Olímpico: Ricardo Prado

Atleta foi um dos grandes destaques da safra brasileira de nadadores

Arte do Esquenta Olímpico, mostrando o ex-nadador Ricardo Prado.

Nadador de uma das gerações mais vencedoras da natação brasileira, o paulista foi considerado “precoce” para sua habilidade. Com apenas sete anos de idade, foi campeão brasileiro nos 50m nado borboleta. Aos 12 anos, fez parte da seleção brasileira infanto-juvenil de natação que foi ao Peru, para a disputa do campeonato sul-americano. Lá, quebrou recordes e venceu diversas medalhas (quatro de ouro e quatro de prata).

O atleta teve grande destaque no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Guayaquil, em 1982. Aos 17 anos, Ricardo ganhou a medalha de ouro nos 400m medley, estabelecendo um recorde mundial para a época (4m19s78). Em Jogos Pan Americanos, o atleta conquistou sete medalhas, sendo duas de ouro, três de prata e duas de bronze. Nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, Prado chegou como um dos favoritos para a conquista de medalhas. Na prova de 400m medley, Prado ficou muito bem colocado e conseguiu a medalha de prata.

O atleta foi muito bem na primeira edição dos Jogos Pan-Pacíficos de natação, onde se sagrou campeão ao conquistar a medalha de ouro nos 400m medley e bronze nos 200m borboleta. Já no fim de sua carreira, Ricardo Prado conseguiu conquistar uma medalha de prata nos 200m costas e duas medalhas de bronze nos 200m medley e 4x100m medley, nos Jogos Pan Americanos de Indianápolis, em 1987. Fora das raias, o ex-nadador trabalhou como organizador dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. Hoje, ainda é diretor esportivo do Parque Aquático Maria Lenk.


Texto: Pedro Damiati | pedrodamiati@prefeitura.sp.gov.br
Arte: Thiago Carneiro | tbcarneiro@prefeitura.sp.gov.br