Copa do Mundo de Tênis Feminino agita o Ginásio do Ibirapuera

Billy Jean King Cup retornou à capital paulista após 20 anos, nos dias 12 e 13 de abril

Na imagem, arte com atletas que participaram da Billie Jean King Cup 2024.

Principal competição entre seleções do tênis feminino, a BJKC chegou a cidade de São Paulo, um dos berços da modalidade no país. Com um público vibrante, que apoiou do início ao fim, a principal atração ficou por conta de Bia Haddad Maia, tenista destaque mundial, atual 13 no ranking da modalidade. Além dela, a delegação brasileira também contou com as tenistas Laura Pigossi, Luisa Stefani (medalhistas de bronze na última edição das Olimpíadas), Carolina Alves e Ingrid Martins, que enfrentaram a equipe da Alemanha.

O torneio contou com duas partidas na sexta-feira (12) Bia Haddad x Laura Siegemund e Laura Pigossi x Tatjana Maria, com duas vitórias das tenistas alemãs. Apesar do resultado adverso, o público presente deu um show e demonstrou que o tênis é uma modalidade popular dentro da comunidade e contém muitos torcedores apaixonados, que esperam há tempo uma oportunidade para comparecer em eventos como esse.

No sábado (13), Bia Haddad conquistou a primeira vitória da equipe da casa, com uma vitória por 2 sets a 1 sobre a tenista Anna-Lena Friedsam e, para encerrar, Carolina Alves lutou bravamente na partida mais disputada do torneio, mas acabou derrotada por Laura Siegemund.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, por meio da Prefeitura, tem buscado estreitar laços com diversas modalidades para promovê-las através de grandes iniciativas, programas e eventos. Com uma parceria de sucesso com a Rede Tênis Brasil e apoio recente ao Roland Garros Junior Series, a SEME considera de imensa importância e relevância o fomento e investimento na prática desde a base, pois acredita na força pedagógica fornecida através de cada oportunidade.

Além do famoso Ginásio do Ibirapuera, diversos Centros Esportivos, equipamentos da Secretaria, possuem espaços públicos e gratuitos espalhados pela cidade para prática do tênis e de várias outras modalidades, com aulas orientadas por profissionais e eventos que são promovidos no espaço. Receber um evento do tamanho da Billie Jean King Cup, é a demonstração de que a capital paulista segue sendo a cidade do esporte e que, a partir das iniciativas e projetos, é possível despertar a vontade e interesse de cada um dos cidadãos.


Texto: Matheus Migliaccio | mmigliaccio@prefeitura.sp.gov.br
Arte: Thiago Carneiro |  tbcarneiro@prefeitura.sp.gov.br