COTP completa 35 anos em festa

Texto: Pedro Piva
ppiva@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Francisco Pinheiro, Pedro Piva e Ronaldo Mendonça
fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br
rmendonça@prefeitura.sp.gov.br

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) ostenta muitos programas e instalações para a prática esportiva gratuita, entre estas, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). Contudo o COTP é uma iniciativa com objetivos diferenciados; o foco é no atleta de alto rendimento, o futuro olímpico do nosso país! Hoje completou-se 35 anos de existência do Centro, uma vitória da população, do esporte e da administração pública. A data não podia passar em branco.

A festa foi realmente bonita. O professor e um dos coordenadores do COTP, Fábio Broggini, era retrato do momento, feliz, emocionado, ele abriu a cerimônia falando um pouco do histórico do Centro Olímpico. Falou dos grandes campeões, das transformações e conquistas destes 35 anos. Com Fábio na mesa estavam também o diretor do COTP Henrique Guimarães, o Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação Bebetto Haddad entre outros.

Ao lado direito da bancada cerca de 150 pais de atletas prestigiavam a comemoração, do lado oposto da quadra de basquete os mais de 100 técnicos, estagiários, funcionários e voluntários, vestindo a camiseta vermelha da comissão. Ao centro, a razão de ser deste trabalho: os 1.200 jovens enfileirados por modalidade vestindo cada um as suas cores: roxo do futebol, mostarda do handbol, cinza do vôlei, preto da natação, azul claro do atletismo, branco da ginástica, ciano da luta olímpica, laranja do boxe, azul escuro do basquete e amarelo do judô.

Tomou a palavra então Henrique Guimarães. Ele aproveitou o contexto apresentado e falou dos objetivos do projeto. “Temos a função de formar cidadãos e não só atletas”. Em seguida agradeceu a todos pelo apoio e confiança e finalizou exaltando o trabalho em equipe. Só aí que o representante da prefeitura e da pasta de esportes municipal mais importante do país, Bebetto Haddad falou aos presentes. Bebetto falou diretamente com os pais, depois com os professores, administradores e por fim atletas. “Dá para se ver a importância deste equipamento pela grandeza dos atletas que aqui treinam(Thiago Pereira, César Cielo, Maurren Maggi.).” “ A Secretaria se orgulha muito desse Centro que é referência em todo o país, mas nosso trabalho não se restringe apenas ao alto rendimento”, lembrou antes de parabenizar a todos.

Seguindo com as homenagens os técnicos foram chamados à frente para entregar o prêmio de destaque para dois esportistas de cada modalidade. Este se configurou momento chave. Ali se apresentou a influência do esporte sobre o caráter e estilo de ser nos garotos e garotas. Foram muitos abraços também, dos mais variados, do alto dos 1,90 de Ana, uma mulata radiante do basquete e da ponta dos pés de Mariana e seus 1,35 de estatura e graça. Rafaela, destaque do judô, comprimentou a todos com a reverência da arte marcial, curvando o tronco. O pessoal do boxe se esquivou dos abraços,  trocaram apertos de mão e a exemplo de seu mestre, o Professor Messias, se mostraram durões, porém simpáticos. As grandonas do basquete, maiores do que imaginam ser, tropeçaram, deram risada, contagiaram. As meninas do futebol chegaram suingando, deram um toque de mão, aos estilo boleiro, saca?

Ao final de tudo isso, muito barulho, música, lanche. O som continuou rolando,hip hop nas picapes e a 'mulecada' do atletismo não perdeu tempo. Abriu-se uma roda de dança e quebraram tudo com o break, ou dança de rua. Um dia para ficar marcado como uma grande congregação de esporte, lazer, juventude, familias e o poder público mediando e tornando possível esse acontecimento. Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, feliz aniversário e muitos anos de vida!