Bosque da Fama e a memória esportiva

Texto: Pedro Piva
Foto: Arquivo SEME

Como outro dia qualquer, 12 de Dezembro, poderia ser apenas mais uma data, contudo a 4ª edição do Bosque da Fama no Parque das Bicicletas, com início às 10 horas, objetiva celebrar a história e fazer com que muitas lembranças sejam recordadas e prosperadas às futuras gerações, fazendo assim justiça àqueles que tão bem representaram seu país.

O Bosque da Fama é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo (SEME) em parceria com o Panathlon Club cuja meta é manter viva a memória esportiva com homenagens - póstumas ou não - a pessoas que tenham atingido grandes feitos no esporte. Desde 2008, uma área reservada no Parque das Bicicletas – Moema, onde ficam também o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) e a SEME, serve de espaço para a formação deste verdadeiro bosque no qual cada árvore nativa germinada carrega o nome do atleta e suas conquistas.

Para este ano estão confirmado: Henrique Guimarães, Antônio Salvador Succar, Fabiana Murer, Walter Carmona, William Carvalho da Silva, Marcelo Negrão, Montanaro, Aurélio Miguel e os familiares de Sylvio de Magalhães Padilha e Edson Bispo dos Santos. Mais nomes ainda podem incrementar essa lista que já semeou 28 mudas nas três primeiras ocasiões.

Entre os homenageados anteriores estão: Amauri Ribeiro, Ana Moser e Ana Margarida Álvares (Ida) do voleibol; Janeth Arcain, Maria Paula Gonçalves da Silva, Hortência Marcari, Moacyr Brondi Daiuto e Ubiratan Maciel do basquete; Maria Esther Bueno e Fernando Meligeni do tênis; Maurren Maggi, Adhemar Ferreira da Silva e João Carlos de Oliveira do atletismo; Gustavo Borges, Ricardo Prado e Tetsuo Okamoto da natação; além de Douglas Vieira do judô, Pepe e Zito do futebol, Éder Jofre do pugilismo e Ayrton Senna da Silva do automobilismo.

Serviço:
Evento – 4ª edição do Bosque da Fama
Local – Parque das Bicicletas, Alameda Iraé nº 35, Moema
Horário – 10 horas