Virada Esportiva terá Arenas Temáticas e mais de 2 mil atividades gratuitas em SP

Prefeitura vai promover nos dias 28 e 29 de outubro um final de semana repleto de esportes e lazer em todas as regiões da capital

Na imagem, arte de divulgação da Virada Esportiva

Virada Esportiva terá Arenas Temáticas e mais de 2 mil atividades gratuitas em SP

Prefeitura vai promover nos dias 28 e 29 de outubro um final de semana repleto de esportes e lazer em todas as regiões da capital

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) realiza nos dias 28 e 29 de outubro a Virada Esportiva 2023. Com o objetivo de incentivar o esporte e o lazer em benefício da saúde física e mental do paulistano, a SEME neste ano ampliou e diversificou os eventos, que serão realizados em todas as regiões da capital, com prioridade para ações na periferia. A 16ª Virada Esportiva faz parte do calendário oficial da cidade e também tem o objetivo de promover a ocupação dos espaços públicos pela população. Todas as atividades são gratuitas. A programação está no site viradaesportiva.prefeitura.sp.gov.br

Todos os Centros Esportivos vão oferecer diversas atividades na Virada. Nos Clubes da Comunidade (CDCs) o destaque será o futebol. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, como todos os anos, também terá o apoio de parceiros tradicionais, como o Sesc, SESI, clubes esportivos, associações, federações e confederações dos mais diversos esportes, além de empresas do ramo esportivo.

A Virada Esportiva 2023 terá como destaque as Arenas Temáticas, quer vão oferecer diversas opções de esporte e lazer para todos os públicos: crianças, jovens, adultos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

ARENA ESPORTES DA BALSA RIO PINHEIROS: Uma balsa com quadra esportiva que foi instalada sobre o Rio Pinheiros, ao lado da ciclovia do Parque Bruno Covas, na zona sul. No local serão disputados jogos de futsal masculino e feminino, basquete 3x3 masculino, vôlei feminino, handebol masculino e feminino. A instalação da balsa foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de esportes e Lazer, em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Sabesp. Sábado e domingo, das 8h às 20h.

ARENA TODOS PELO CENTRO: A Praça da Sé terá um balão para proporcionar muitas emoções ao paulistano, no sábado e no domingo a partir das 9h. No domingo, haverá pedalada pelo centro histórico, às 8h30.

ARENA RADICAL LESTE: A Praça Brasil, em Itaquera, vai receber arena jungle, giromaster, tiroleza, slack line, bungee jumping, laser combat e muito mais. Sábado e domingo, das 10h às 17h.

ARENA PET e ARENA DA MELHOR IDADE: O CEE Mooca, terá o Baile Anos Dourados, pilates, aulas de dança de salão, dominó, truco e sinuca. Sábado e domingo, a partir das 8h. O baile começa às 18h. Além disso, também terá Túnel, rampa, kit pet e ponte agility para curtição dos pets. Sábado e domingo, a partir das 8h, na Rua Taquari, 635 – Mooca.

ARENA PRAIA EM SP: A Praia do Sol, em Guarapiranga, beach tennis, futvôlei, vôlei de praia, vôlei adaptado, passeio de lancha, canoagem, stand up padle, atividades infantis, além de uma área de praia com cadeiras e guarda sóis. Sábado e domingo, das 8h às 17h.

ARENA COMBATE MEDIEVAL: O Modelódromo, no Ibirapuera, terá uma arena com equipamentos para lutas medievais. Sábado, das 11h às 21h; domingo, das 10h às 18h.

ARENA SESC : Na Praça Charles Miller, o Sesc vai oferecer o Movimento Consciente. São atividades que buscam promover a consciência e expressão corporal, inspirado em diferentes técnicas do movimento e respiração. Sábado e domingo, a partir das 7h.

ARENA VERÃO PARA TODOS: Futvôlei, beach tennis, vôlei de praia, vôlei adaptado e sentado. Parque São Luís, Rua Jacutiba, 167. Sábado e domingo, das 10h às 17h.

ARENA VERÃO PARA TODOS: Futvôlei, beach tennis, vôlei de praia, vôlei adaptado e sentado. Avenida Yervant Kissajikian, 1256. Sábado e domingo, das 10h às 17h.

ARENA MULHER: Na Praça Charles Miller, o Sesc vai oferecer o Movimento Consciente. São atividades que buscam promover a consciência e expressão corporal, inspirado em diferentes técnicas do movimento e respiração. Sábado e domingo, a partir das 09h.

ARENA PELEZÃO: No Centro Esportivo Pelezão, festival de futsal, ginástica, atividades com escoteiros, campeonato floorball, tênis, caminhas e corridas orientadas, campeonato de karatê, futebol de campo. Sábado e domingo, a partir das 9h.

ARENA RADICAL TCM: O Tribunal de Contas do Município (TCM), na Vila Clementino, terá em seu espaço rape e apresentações de tecido acrobático, esporte originalmente circense de acrobacia aérea executada em um longo tecido. Sexta-feira (27), a partir das 6h. Sábado e domingo, a partir das 6h.

ARENA JUNGLE FIGHT: O Clube da Portuguesa irá receber na noite de sábado (28), das 18h às 24h, o Jungle Fight, um verdadeiro show de lutas com grandes nomes do MMA em todas categorias.

ARENA RADICAL SUL: Na Avenida Luiz Gushiken, na Chácara Santana, Lago Piraporinha, atrações como escalada modular, parede boulder, eject x, pista deskate, mini golf, a Ponte do rio que cai e muito mais. Sábado e domingo, 10h às 17h.

ARENA AQUÁTICA E FIGHT: O Ginásio Baby Barioni, na Água Branca, terá um final de semana intenso de esportes na Virada Esportiva. Na piscina terá competições de natação, iniciação ao mergulho e treinos específicos para maratonas aquáticos. Nas quadras e demais espaços as opções serão tênis de mesa, judô, jogos de tabuleiro, handebol, basquete 3x3, futebol de salão, atividades inclusivas, floorball, etc. Sábado e domingo, o dia todo. Sábado e domingo, das 7h às 18h.

ARENA LARGO DA BATATA: Escaladas infláveis, hip hop, jogos gigantes, mini golf, tiro ao arco, tênis de mesa. Sábado e domingo, das 10h às 18h.

ARENA DELAS:  A ACM, no centro, terá diversas atividades para as mulheres! No sábado a programação começa ás 06h30min até as 13h, já no domingo das 9h às 16h as atividades não vão parar. Rua Nestor Pestana, 147 – Consolação.

ARENA FAMÍLIA: Na Avenida Politécnica, no Butantan, um espaço destinado para a diversão de toda a família, com gincanas com brincadeiras lúdicas, dança como atividade física e recreativa, jogos, corrida kids e atividades inclusivas de jiu-jítsu. Sábado, das 11h às 17h; domingo, das 10h às 22h.

ARENA HISTÓRICA SANTO AMARO: No Largo 13 de Maio, Praça do Teatro Paulo Eiró e CDC Grêmio Maria Felizarda. Caminhada, caminhada pet e basquete 3x3.

ARENA DIVERSÃO: O Parque da Independência na Virada Esportiva será palco para a diversão de toda família, cama elástica, playground kids, piscina de bolinhas, brinquedos infláveis (tobogã, futebol de sabão, chute a gol e escalada) e trampolim. Esportes radicais, com rampa e skate, pista de patins, oficina de grafite, slackline, quadra com grama sintética, traves de futebol, apresentações circenses, contação de histórias, teatro de marionetes, apresentações musicais, DJs e muito mais.Haverá também atividades inclusivas, com o “Espaço de Esportes Adaptados”. Sábado e domingo, das 8h às 18h.

ARENA FIGHT: A Praça do Campo Limpo terá um final de semana com muita atrações na Virada Esportiva. O destaque será o campeonato de jiu-jítsu e shows de bandas de rock. Haverá aula de dança, Crossfit, atividades infantis e outros para o público 60+. Sábado e domingo, das 9h às 22h.

ARENA ARTES MARCIAIS. O Centro Esportivo Tiradentes (André Vital), na zona leste, será palco de um festival de artes marciais, com apresentações, palestras e aulas de karatê e taekwondo. Sábado e domingo, a partir das 8h.

ARENA ARTE NOBRE: No Centro Esportivo Vila Curuçá (José Ermírio de Moraes), muita recreação, dança, futsal feminino e jogos paraolímpicos. Sábado e domingo, a partir das 8h.

ARENA DO TRABALHADOR E ARENA GINÁSTICA ARTÍSTICA: O CERET vai receber dois grandes eventos na Virada Esportiva. Na ginástica artística, cerca de 500 atletas farão uma apresentação especial. Outras atividades preparada são: beach tennis, roda de capoeira, tênis, corrida norturna, carrinho de rolimã, boxe, jiu-jítsu, futebol e atividades de escoteiros. Sábado e domingo, a partir 8h.

ARENA PARQUE BRISTOL: Festival e torneio de judô. Ginásio Parque Bristol. Sábado e domingo, das 8h às 18h.

ARENA SEME OLÍMPICA: Na Vila Olímpica Mário Covas, arena kids, torneio de breakdance, basquete 3x3, desafio de arremesso, torneio de enterradas, hockei de grama e o rachão da madrugada. Vila Olímpica Mario Covas fica no Km 19,5 da Rodovia Raposo Tavares, no Jardim Arpoador. Sábado e domingo, a partir das 10h.

ARENA DESAFIO: Na rua sem wi fi. Competição de rolimã, taco, competição de peão e brincadeiras de rua. Domingo, das 10h às 16h.

ARENA RUGBY EM SP: No São Paulo Athletic Club, na zona sul, competição de rugby feminino. Sábado, das 9h às 14h.

ARENA PARAISÓPOLIS: No CEU Paraisópolis, futsal, festival de hockey, badminton. No sábado e domingo, das 9h às 17h.

ARENA BRINCANDO NO HELIÓPOLIS: Brincadeiras interativas, distribuição de pipoca e algodão doce. Sábado e domingo, das 9h às 18h.

ARENA LAGUNA: Racing Trach exposição de carros. Sábado e domingo, a partir das 9h.

ARENA ORGULHO: Fut7, vôlei, futsal, crossfit e beach tennis. Praça Professor Rubião Meira. Sábado e domingo, das 8h às 22h.

ARENA DAS ESTRELAS: Clínica e jogos de futebol. Sábado e domingo, a partir das 8h.

ARENA DOWNHILL URBANA: Do Jardim Damasceno até o Parque Linear. Uma aventura radical de bike por trajetos desafiadores. Sábado e domingo, das 9h às 16h.

VIRADA NÁUTICA: Encontro Paulista de Jet ski, oficina de barco a vela, atividades infantis, passeio de lancha, passeio de jetski, saltos de bungee jump, passio náutico de embarcações. No sábado e domingo, a partir das 9h. Locais: Clube Náutico Guarapiranga, Parque Praia do Sol, Marina Riviera, Marina Fibramar.

PASSEIO CICLÍSTICO PEDAL SAMPA: O programa Pedal Sampa, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, promove na Vira Esportiva o 2º Passeio Ciclístico Pedal Sampa. No domingo. Saída da Praça Heróis da FEB, em Santana. Concentração às 8h30

ESTAÇÃO SP: Esportes de praia: futevôlei, vôlei de praia, beach tennis, dança na areia, box na areia e muito mais. Sábado e domingo, das 8h às 22h. Rua Santa Virgínia, 628.

PARQUE DA JUVENTUDE: Aulas e clínicas de ginástica participativa. Domingo, das 15h às 16h30.

PARQUE DO CARMO: Escaladas, brinquedos infláveis, jogos gigantes, mini golfe, tiro com arco, tênis de mesa e muito mais. Sábado e domingo, a partir das 9h.

PARQUE ANHANGUERA: Alongamentos. Sábado, das 7h às 12h.

PARQUE DO POVO: Programação infantil com diversas brincadeiras. Domingo, a partir das 9h.

PRAÇA DO MORCEGÃO: Jogos de arremesso, jogos olímpicos, brinquedos infláveis, área kids, lutas, dança e maquiadores.

CEUs: Os CEUs de todas as regiões de São Paulo terão uma vasta programação esportiva, com futsal, lutas, vôlei, caminhada, capoeira, basquete, yoga, ginástica, condicionamento físico, ritmos, GAP, natação, hidroginástica, pilates, alongamento, dança, etc. Programação e endereços no site da Virada Esportiva

UBS: As Unidades Básicas de Saúde vão participar da Virada Esportiva 2023 com atividades para promover a saúde e o bem-estar, como caminhadas, dança, ginástica, alongamento, yoga, meditação, etc. Programação e endereços no site da Virada Esportiva

NIGHT RUN: A Night Run, tradicional corrida noturna em São Paulo, terá largada e chegada na Praça Charles Miller, na noite de sábado, com percurso de 5 Km e 10 Km.

ROLIMÃ FEST PENHA: Passeio de carrinho de rolimã. Pais terão a oportunidade de relembrar e curtir com os filhos uma das brincadeiras mais divertidas da infância. Na Avenida Padre Olivetanos, no trecho da Avenida Amador Bueno da Veiga até a Rua Tobiaras.

A Virada Esportiva 2023 terá a participação de várias Secretarias da Prefeitura de São Paulo, que promovem ou destinam seus espaços para as atividades de esportes e lazer, como as Secretarias das Subprefeituras, Educação, Saúde, Verde e Meio Ambiente, Mobilidade e Trânsito, Segurança Urbana e a colaboração do governo de São Paulo e Polícia Militar. O investimento da Prefeitura na Virada Esportiva de 2023 é de R$ 18 milhões.