Muito mais que futebol: Espaço na Zona Leste incentiva o esporte e muda a vida de jovens

Veja como o CDC Botafogo de Vila Bela teve papel fundamental na vida de diversos atletas

Na imagem, atletas do CDC Botafogo de Vila Bela posam para a foto.

O CDC Fogão de Vila Bela é um dos espaços mais tradicionais da zona leste de São Paulo. O espaço que alia esporte à cidadania foi fundado em meados de 1946 por residentes do bairro da Vila Zelina. O local é frequentemente utilizado por munícipes que buscam a prática esportiva e não possuem um lugar para frequentar.

Amplamente conhecido por seu campo de barro característico, o ambiente recebeu um novo gramado sintético em 2023. Agora, a qualidade do jogo será ainda maior. Alexandre, presidente do CDC Fogão, exemplifica o espaço como um local de irmandade. “Estou aqui há 20 anos, éramos um grupo de amigos que visavam a melhoria do bairro e assim nos tornamos uma família.”

Junto a reforma do campo, criou-se um projeto para os jovens que tinham interesse em jogar futebol. Variando de 11 a 17 anos, os garotos puderam se dedicar ao esporte e assim criar um mecanismo de defesa contra a violência. “Sempre colocamos a importância do respeito e da disciplina em evidência para nossos alunos. Aqui não é só futebol, trabalhamos a questão emocional e comportamental, muitos deles não têm essa educação em casa.”, declarou o professor Fábio Soga, um dos principais responsáveis pelo projeto do CDC Fogão.

Aliado aos ensinamentos de vida, os encarregados também aprenderam muito com os próprios alunos. “Um dia, depois de acabar o treino, um dos nossos alunos me chamou de canto e disse que quase não tinha vindo para o treino. Quando eu perguntei o motivo, ele me respondeu que a última refeição que havia feito tinha sido na manhã do dia anterior, que estava com muita fome. Desde então passamos a destinar lanches prontos para todos aqueles que estavam se dedicando aos treinos”, completou o professor, que ainda pretende implementar ainda aulas de inglês para aqueles que se interessarem no CDC.

Consequentemente, com muita dedicação e trabalho, os jovens estão começando a colher os frutos. Guilherme “Rivinha” Porto nasceu e cresceu no Botafogo de Vila Bela. Seu pai, zelador do clube, introduziu seu filho desde pequeno a paixão pelo bairro e pelo fogão. “Meus primeiros passos e chutes foram exatamente aqui. Muito do homem que eu me tornei eu devo a minha família, não só a de sangue, mas também a que eu cresci aqui no Fogão. Sempre segui aquilo que eu pensava que era certo, o que minha família me ensinou, quero passar isso para todos que vêm aqui para sair de uma vida difícil.” Atualmente, Guilherme Porto está na base da Juventus da Mooca e pretende disputar a próxima Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Logo, o CDC Botafogo de Vila Bela, como outros diversos equipamentos esportivos gratuitos, mostra sua importância na comunidade de São Paulo e a influência que uma boa ação pode determinar na vida de um jovem. Que mais projetos como esse possam surgir e ajudar na jornada desses futuros craques.


Texto: Pedro Damiati | pedrodamiati@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Felipe Elesseu | felalves@prefeitura.sp.gov.br