Erik Cardoso bate recorde brasileiro na pista do Centro Olímpico

Primeiro brasileiro a correr os 100m abaixo dos 10 segundos

Na imagem é possível observar o atleta Erik Cardoso com a bandeira do Brasil.

Na última sexta-feira, o atleta Erik Cardoso conseguiu bater o recorde brasileiro na prova dos 100m rasos. A marca foi atingida na pista do Centro Olímpico. O primeiro brasileiro da história a ficar abaixo dos 10 segundos, superou um tempo que parecia ser impossível. Em 1985, Robson Caetano cravou 10s e estabeleceu o melhor tempo já marcado na prova no Brasil.

Com 9s97 milésimos, o corredor brasileiro conseguiu se colocar no seleto grupo dos sub-10 (aqueles que conseguem uma marca abaixo dos 10 segundos). Com o tempo, Erik foi capaz de se classificar não só para o mundial de Budapeste, que ocorrerá de 19 a 27 de agosto, mas também para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

A prova ainda reservou mais um acontecimento histórico para o esporte sul-americano. Issamade Massinga, do Suriname, conseguiu atingir 9s89 milésimos, se tornando o homem mais rápido do continente. Erik declarou que sentiu alívio ao atingir a marca. “Não pude disputar as Olimpíadas de Tóquio. Claro que me senti frustrado, mas pude trabalhar para conseguir chegar aqui. Poder correr em casa, no Brasil, foi um gás a mais para chegar a esse recorde.”


Texto:
Pedro Damiati | pedrodamiati@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Wagner Carmo | CBAt