Leo de Deus treina na piscina do COTP com foco em Paris 2024

Finalista em Tóquio e em busca de sua quarta vaga olímpica, o atleta elogia piscina do Centro Olímpico

Na imagem, Leo de Deus nadando na piscina do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.

A natação olímpica é um dos esportes mais emocionantes e aclamados dos Jogos Olímpicos. Aos 12 anos, após uma mudança do Mato Grosso do Sul para as piscinas em Belém do Pará (PA), o maior sonho de um pequeno nadador era chegar aos Jogos. Leonardo de Deus, hoje com 36 anos, participou de três olimpíadas e se prepara para sua quarta. Na última semana, ele treinou na piscina do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP).

O atleta usa a piscina do COTP para se preparar para algumas competições. “A base do esporte brasileiro precisa demais de investimento, de apoio e de condições de treinamento. O Centro Olímpico tem pioneirismo de dar esse suporte aos atletas, e isso é primordial, principalmente pra dar qualidade de trabalho e fomentar o esporte brasileiro”, agradece Leonardo pela relevância do espaço adequado.

Leo de Deus atingiu o melhor desempenho de um brasileiro na prova de 200 metros borboleta em Tóquio. Entre os dias 23 e 30 de julho deste ano, Leo participa do Mundial de Esportes Aquáticos em Fukuoka no Japão, que servirá para obtenção de índice para a vaga olímpica.

“A gente começa a ver um trabalho de alto rendimento cada vez mais profissional, é isso que a gente precisa para colocar crianças lá nos próximos Jogos Olímpicos. É isso que o Centro Olímpico está visando e esta fazendo”, destaca o atleta sobre o trabalho do COTP.

Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e de olho em Paris 2024. Leo demonstra a garra e persistência para disputar a próxima edição olímpica e ressalta que ainda corre em busca de sua medalha olímpica.

“Participar dos Jogos Olímpicos é um sonho realizado. Os melhores atletas do mundo competem entre si para saber quem é o melhor, então é uma sensação mágica. Estou indo para minha quarta Olimpíada e sinto como se fosse à primeira”, se emociona Leo ao contar sobre a sensação de competir nos Jogos Olímpicos.

Na imagem, o atleta de natação, Leonardo de Deus.


Texto
: Monique Marquesini | mmarquesini@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Lia Souza | giuliasouza@prefeitura.sp.gov.br e Monique Marquesini | mmarquesini@prefeitura.sp.gov.br