César Cielo, ouro nas Olimpíadas, visita a piscina do Centro Olímpico

Atleta relembra bons momentos no COTP e destaca a importância do espaço para formar novos medalhistas

Na imagem, Cesar Cielo na área da piscina do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.Na imagem, Cesar Cielo na área da piscina do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.

Chegar ao topo mais alto do pódio, ser medalha de ouro nos 50 metros rasos nos Jogos Olímpicos, esse é um dos feitos de Cesar Cielo, nadador olímpico que visitou nesta quarta-feira (05) o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP).

O maior medalhista da natação brasileira aproveitou a visita com um sentimento especial, já que treinou por três anos enquanto se preparava para os Campeonatos Mundiais na piscina do COTP. "O Centro Olímpico é um dos melhores locais para treinar no Brasil, eu fico muito feliz, é um espaço onde há potencial de criar mais medalhistas olímpicos", destacou Cielo sobre a importância do lugar.

Após tantas vitórias, uma vida repleta delas, Cesar ainda faz questão de relembrar suas raízes, também plantadas no Centro, e da forma que cresceram, gradualmente. "É uma sensação muito boa, difícil descrever em palavras. Teve um momento que meu sonho era ser campeão paulista, depois brasileiro, sul-americano e chega um momento que o maior desafio é ganhar nas Olimpíadas", conta o atleta.

"O que eu mais gostava ao vir pra cá, era cruzar com as crianças da ginástica, sempre dava um oi pra eles. É um local de atletas, quase uma Vila Olímpica, e isso é muito legal pro dia a dia", relembra o atleta, demonstrando seu carinho pelas lembranças criadas no Centro Olímpico, e como via o ambiente não só como um lugar para treinar, mas como um lar para os atletas.

Hoje, Cielo está fora das piscinas e competições, mas a natação segue sendo importante para sua vida. Na visita, Pedro Mattoso, atleta de natação há mais de 15 anos e que hoje treina com o ídolo, utilizou a piscina do COTP para praticar com orientação de Cesar.

Além de medalhista de ouro, o nadador é recordista mundial na categoria 50 metros livre, com um tempo de 20 segundos. O atleta integra o Hall da Fama da Natação agora em 2023, junto de nomes como o nadador americano Michael Phelps. "É só colocar a molecada na água para quem sabe daqui alguns anos termos atletas representando o Brasil que saíram dessa piscina" aponta Cielo, reafirmando sua expectativa e esperança para os nadadores formados no COTP.

Na imagem, atleta da natação Pedro Mattoso, treinando na piscina do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.


Texto e fotos:
Lia Souza - giuliasouza@prefeitura.sp.gov.br / Monique Marquesini - mmarquesini@prefeitura.sp.gov.br