Copa do Mundo Feminina contará com sete convocadas que passaram pelo Centro Olímpico

Atletas que iniciaram suas carreiras no COTP foram convocadas para a disputa do mundial

Jogadoras da seleção feminina ouvindo o hino nacional em partida oficial.

No próximo dia 24 de julho, se inicia a caminhada da seleção brasileira em busca do primeiro título da Copa do Mundo feminina. Nesta terça, a técnica Pia Sundhage convocou as 23 jogadoras que defenderão as cores da seleção canarinho e, entre elas, estão alguns nomes conhecidos do Centro Olímpico.

Ary Borges (Palmeiras), Debinha (Kansas City FC), Gabi Nunes (Madrid Clube), Tamires (Corinthians), Luana (Corinthians), Letícia (Corinthians) e Lauren (Madrid Clube) são os nomes que tiveram passagem pelo COTP e agora vão em busca do título mundial.

Ary Borges: Oriunda de São Luiz, no Maranhão, Ary se mudou para São Paulo com 10 anos. Depois de passar pela base do Santos, a meio-campista adentrou nas instalações do Centro Olímpico, onde ficou até 2017.

Debinha: A principal esperança de dribles e jogadas elásticas, Debora Cristiane, jogou no COTP durante cinco anos (2011 a 2015). A atacante é bicampeã da Copa América (2018 e 2022) e tem a responsabilidade de comandar o ataque da seleção.

Gabi Nunes: A atacante iniciou sua passagem pelo COTP em 2014. Em 23 jogos a artilheira fez 17 gols, se tornando a artilheira da equipe no ano. Seu tempo no Centro Olímpico foi curto, porém marcante. Em 2022, a jogadora da seleção brasileira visitou as dependências do COTP, e comentou sobre a importância do espaço na carreira dela. “Foi um momento bem importante para mim como atleta. Eu também tive a chance de jogar pela primeira vez pela seleção ainda jogando aqui, então eu sou muito grata ao Centro Olímpico por tudo que eles fizeram comigo”.

Tamires: Uma das jogadoras mais que garantidas nessa Copa, é a lateral-esquerda Tamires. A jogadora que atualmente está no Corinthians, é uma das líderes da seleção canarinho, e atuou pelo COTP de 2013 a 2015.

Luana: Luana Bertolucci é atualmente meio-campista do Corinthians. Depois de passar três anos no Paris Saint Germain, e construir grande parte de sua carreira na Europa, a atleta resolveu voltar para seu país de origem. Ela jogou no COTP nos anos de 2011 a 2014.

Letícia: A goleira de 27 anos está atualmente atuando no Corinthians. A carreira da atleta é recheada de conquistas. Libertadores da América, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro são apenas alguns dos títulos conquistados pela goleira. Sua passagem pelo Centro Olímpico foi em 2014.

Lauren: A zagueira está atualmente no Madrid Clube, time da Espanha. A atleta começou no COTP em 2014, e será uma das responsáveis por defender a área da nossa seleção.

Sobre Centro Olímpico

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) é um equipamento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEME), voltado ao esporte de alto rendimento. Esta característica o diferencia dos demais equipamentos da SEME, onde se pratica o esporte de participação sem a preocupação com o treinamento específico, em busca do aperfeiçoamento técnico dos atletas. Na prática, (isso) se traduz no funcionamento nos moldes de um clube com foco em esportes olímpicos, tendo crianças e jovens de 5 a 18 anos participando das principais competições municipais, estaduais, nacionais e até internacionais (de) em suas faixas etárias, sem nenhum custo para atletas ou seus pais.


Texto: Pedro Damiati - pedrodamiati@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Sam Robles | CBF