Taça das Favelas São Paulo começa no dia 1º de julho

Maior campeonato de futebol entre favelas do mundo tem apoio da Prefeitura de SP

Na imagem, atletas campeãs da Taça das Favelas 2022

O Museu do Futebol será palco nesta segunda-feira (26) da cerimônia de abertura da Taça das Favelas São Paulo 2023, campeonato organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, com apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME).

A terceira edição da Taça das Favelas terá início no dia 1º de julho, com jogos no Centro Esportivo Vila Manchester, na zona leste. O campeonato, na capital, começou em 2019. A final lotou o estádio do Pacaembu. Os jovens do Parque Santo Antonio foram os campeões da competição masculina. No feminino, o título ficou com o Complexo da Casa Verde.

Em 2020 e 2021, a Taça das Favelas foi suspensa por causa da pandemia de covid-19. O campeonato voltou em 2022 com os jogos em campos cedidos pela Prefeitura de São Paulo e a grande final em Barueri. Os vencedores foram os times de Paraisópolis, no feminino, e Jardim Ibirapuera, no masculino.

Devido ao grande sucesso, a Taça das Favelas São Paulo já teve neste ano uma Série B na categoria masculina. Foram classificados os times de 16 favelas, que vão se juntar às equipes da elite do torneio, totalizando mais de 100 favelas nas categorias masculina e feminina.O formato da Taça das Favelas São Paulo 2023 não será eliminatório, como em anos anteriores. As equipes passarão por fase de grupos, com os times definidos por sorteio.As finais estão previstas para o dia 18 de novembro.


Texto: Paulo Rodolfo de Lima - paulorlima@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Arquivo SEME