Novidades no Centro Olímpico

O COTP recebeu novos equipamentos voltados para monitorar e testar todos os atletas

Na imagem, atleta do Centro Olímpico fazendo teste na fisiologia.

Na última semana, foi implantado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa um novo sistema coordenado pela área de desempenho e saúde, que visa trabalhar em conjunto com as 13 modalidades esportivas presentes no COTP. O principal objetivo dessa iniciativa é monitorar e testar todos os atletas, a fim de obter um prognóstico preciso do treinamento, visando melhorar tanto o desempenho quanto a saúde dos esportistas, promovendo uma maior longevidade atlética.

Dentre as várias ferramentas utilizadas nesse novo sistema, destaca-se o teste de salto vertical. Esse teste permite realizar um diagnóstico detalhado do perfil de força e potência dos membros inferiores dos atletas. Com base nesses resultados, é possível direcionar as cargas de treinamento de forma mais precisa, buscando otimizar o desempenho em jogos e competições.

A implementação desse sistema no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa representa um avanço significativo no acompanhamento e suporte oferecidos aos atletas. Ao fornecer informações valiosas sobre o desempenho físico e a saúde dos esportistas, é possível traçar estratégias personalizadas de treinamento, visando maximizar o potencial de cada atleta e promovendo um aumento no seu rendimento esportivo.

Além disso, o uso desse sistema também contribui para a prevenção de lesões, uma vez que permite identificar possíveis deficiências ou desequilíbrios musculares que podem levar a problemas de saúde a longo prazo. Com uma abordagem mais individualizada e direcionada, os atletas têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades de forma mais eficiente e sustentável, garantindo uma maior longevidade e sucesso em suas carreiras esportivas.

Na imagem, atleta do Centro Olímpico fazendo teste na fisiologia.


Texto e Fotos:
Guilherme Couto - guilhermecouto@prefeitura.sp.gov.br