A Semana Municipal do Brincar traz de volta a alegria dos pequenos

Evento retorna à cidade de São Paulo para conscientizar e ensinar a importância do brincar na Primeira Infância

Na imagem, Coordenadora do Núcleo da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, Rosier Custódio, palestrando

Na última segunda-feira (22), a UMAPAZ, Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, localizada no Ibirapuera, foi à sede da abertura da Semana do Brincar. Sendo uma ação Intersecretarial, com a participação de 13 Secretarias, incluindo a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), a movimentação é descentralizada e se espalha por toda cidade de São Paulo, com mais de 600 atividades planejadas para a população, em especial, para as crianças.

Surgida em 2009, à mobilização foi adicionada ao calendário oficial da prefeitura em 2018. "Dois meses antes da semana, começam uma série de reuniões com pontos focais de todas as secretarias que podem oferecer atividades ou espaço durante a semana", conta Débora Paim, organizadora do evento.

A Semana do Brincar acontece anualmente, sempre na semana do dia 28 de maio, o Dia Mundial do Brincar. A ênfase nessa atividade se dá principalmente no fato de que o brincar, especialmente do nascimento, até os seis anos, auxilia no desenvolvimento sadio do ser humano, sendo uma ação que não pode ser terceirizada, apenas vivida.

Na imagem, grupo assistindo às palestras

Segundo a Coordenadora do Núcleo da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, Rosier Custódio, estudos explicam com precisão o quão fundamental é essa atividade. "Há uma série de pesquisas na neurociência que demonstram como a primeira infância é o momento da vida que mais fazemos conexões cerebrais, um momento decisivo para que a criança cresça bem e seja um adulto que possa explorar todo o seu potencial.”

A estreia do movimento contou com uma palestra com a participação de autoridades que representavam as 13 Secretarias envolvidas no evento. Seus discursos destacavam o papel da criança na sociedade e o quão importante é proteger e dar suporte para o seu amadurecimento. Ciça Santos, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, traz para a mesa essa ligação entre os adultos e os pequenos, afirmando que quem trabalha com crianças, se identifica com elas.

Na imagem, mesa com representantes das 13 Secretarias

Escritores e pesquisadores da área também tiveram seus blocos, além de momentos de interação leve e descontraída com o público, contando histórias, tocando instrumentos, criando e recriando um ambiente divertido.

A Semana Municipal do Brincar continua ativa até o dia 28 de maio, com exercícios distribuídos por toda cidade de São Paulo, que remetem ao tema da edição deste ano, “A Natureza do Brincar”. Os Centros Esportivos da SEME são parte dos espaços que recebem as crianças para participar, brincar e aprender com esse evento, e terão uma vasta variação de atividades para entreter os pequenos.


T
exto e fotos: Lia Souza - giuliasouza@prefeitura.sp.gov.br