Método Yura Ritmo é aliado da saúde física e mental de pessoas idosas

Do Japão ao Brasil, programa promove saúde e bem-estar ao público 60+

Na imagem, Organizadora apresentam Yura Ritmo para munícipes.

Pense em uma mistura de atividade física e sua música favorita. O método Yura Ritmo tem um pouquinho de tudo isso. Na última segunda-feira (24), as aulas chegaram ao Centro Esportivo Jardim São Paulo, este ano, o método começa a ser divulgado em vinte instituições de atendimento à pessoa idosa na cidade de São Paulo. O projeto promove os benefícios da música, esportes e relaxamento às pessoas idosas.

A técnica se originou em Sendai no Japão, pelas mãos dos professores Yoshihito Kukichi e Kensuke Nozaki, em 2011. Quatro anos depois, em 2015, o Governo da Província de Miyagi e a empresa Yura-Rhythm Corporation, promoveram bolsas de estudos para descendentes japoneses, em parceria com a EACH-USP (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo) e a JICA.

A coordenadora de eventos para idosos na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Dinéia Mendes de Araujo Cardoso, menciona um dos objetivos centrais da técnica que aprendeu em sua ida ao Japão. “Nós vamos despertar na pessoa idosa, o gosto pela música, além da interiorização", e enfatiza a necessidade por trás disso. “Às vezes a pessoa nesse cotidiano intenso, não busca por si mesma, então nós vamos buscar isso”.

Na imagem, Organizadora auxilia munícipes no teste.

O Yura Ritmo consiste em três diferentes processos: o Yura Relaxamento, Yoga adaptado para ser feito sentado, Yura Atividade Física, com movimentos ritmados, e o Yura Música, que consiste na leitura, no cantar e tocar instrumentos – como Tomshin. A Idea é cultivar a harmonia do grupo e, dessa forma, agregar o convívio social.

As professoras doutoras do curso de Gerontologia da Universidade de São Paulo, Rosa Yuka Sato Chubaci e Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez, destacam os benefícios que o método Yura pode trazer. "Todo esse processo envolve atenção, memória, leitura, atividade física e a socialização dessas pessoas. A solidão pode trazer sintomas depressivos e de ansiedade, o convívio social é essencial para os idosos", ressaltam as especialistas.

As participantes Valdete Pereira Cobellis, 83 anos, e Sandra Regina Borges de Moraes, 69 anos, da primeira turma que conta em um primeiro momento com apenas 25 alunos, compartilham que estão ansiosas para participar das aulas. "Acho excelente a meditação, a música é maravilhosa e a atividade física é fantástica para nós", conta Valdete.

O método Yura, é incentivado pela SEME, para promover concentração, relaxamento e interação social à Melhor Idade, a atividade é uma novidade na grade. O Centro Esportivo Jardim São Paulo recebe diariamente de 300 a 400 pessoas idosas. As aulas de ginástica e hidroginástica também fazem sucesso entre a faixa etária.

Na imagem, munícipes sentados, recebendo partituras das organizadoras.


Texto e fotos: 
Monique Marquesini - mmarquesini@prefeitura.sp.gov.br / Giulia Carvalho de Souza - giuliasouza@prefeitura.sp.gov.br