São Paulo é a 1ª cidade brasileira a fazer parte da Rede de Cidades Esportivas e de Desenvolvimento da América Latina

Iniciativa da UNESCO busca incentivar a atividade física e desenvolver o esporte

Na imagem, arte com os brasões da Prefeitura de São Paulo e o logo da Unesco.

A Prefeitura de São Paulo aderiu à iniciativa da Unesco para integrar a Rede de Cidades Esportivas e de Desenvolvimento da América Latina, que terá o objetivo de desenvolver estratégicas para incentivar o esporte e a prática de atividade física. A primeira reunião do grupo foi virtual e contou com a participação de representantes de Secretarias de Esportes 12 municípios de sete países: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Costa Rica e México. São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) é até o momento a única cidade brasileira a fazer parte da Rede criada pela Unesco.

Entre as atividades previstas pela Rede de Cidades Esportivas e de Desenvolvimento da América Latina, estão a realização de eventos esportivos, implementação de políticas públicas voltadas para o esporte, a criação de infraestrutura esportiva, o fomento ao turismo esportivo e a promoção da participação de grupos historicamente excluídos do acesso ao esporte, como mulheres, pessoas com deficiência e populações vulneráveis.

O encontro promovido pela Unesco, realizado no final de março,teve a mediação do conselheiro Regional de Ciências Sociais e Humanas da UNESCO para a América Latina e o Caribe, Andrés Morales, que apresentou as propostas da Rede de Cidades Esportivas à assembleia virtual.Além de compartilhar boas práticas, desenvolver projetos conjuntos e promover a cooperação entre as cidades participantes, os objetivos da Rede são:

  • Ajudar a mobilizar recursos para investimento em esporte nas Prefeituras;
  • Coordenar ações conjuntas entre cidades e acordar iniciativas políticas;
  • Fortalecer as políticas esportivas e suas capacidades no desenvolvimento sustentável dos governos locais;
  • Posicionar o esporte como elemento central no desenvolvimento sustentável dos governos locais.

Também foram estabelecidos durante a reunião os eixos temáticos das ações a serem seguidas pela Rede de Cidades Esportivas:

  • Esporte e inclusão social e redução das desigualdades;
  • Esporte e bem-estar físico e mental;
  • Esporte e equidade de gênero;
  • Medição e avaliação do impacto do esporte;
  • Retorno social e benefícios do investimento no esporte.

A Prefeitura de São Paulo foi representada na reunião pelo Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), Ricardo Calciolari, que destacou a importância da troca de experiências entre as cidades. “A iniciativa é muito importante, pois a integração entre as cidades da América Latina vai garantir a troca de experiências, projetos e atividades bem sucedidas em matéria de políticas públicas para o desporto”, disse.

A criação da Rede de Cidades Esportivas e de Desenvolvimento da América Latinaocorre após o desenvolvimento de outro projeto importante da UNESCO, o “fit for life”, que atou na aceleração da recuperação da pandemia de Covid-19 com o incentivo ao desporto.

Na reunião também foi confirmada a realização da primeira Cúpula de Cidades em Esporte e Desenvolvimento da América Latina, que será nos dias 6 e 7 de julho deste ano na cidade mexicana de León. No encontro, serão anunciados os estatutos da Rede de Cidades Esportivas e de Desenvolvimento da América Latina, e também decididas suas primeiras ações.

Um dos desafios será a criação de políticas esportivas alinhadas à agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), em busca do desenvolvimento sustentável. A UNESCO espera que mais cidades e governos passem a fazer parte da Rede de Cidades Esportivas e de Desenvolvimento da América Latina.


Texto: Paulo Rodolfo de Lima - prlima@prefeitura.sp.gov.br
Imagem: Thiago Carneiro - tbcarneiro@prefeitura.sp.gov.br