Vem Dançar leva alegria e diversão ao público 60+

Programa da Prefeitura de SP oferece dança em benefício da saúde dos idosos

Na imagem, participantes do Vem Dançar.

A Prefeitura de São Paulo realiza o Vem Dançar, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), que tem o objetivo de promover a dança entre os idosos para estimular a atividade física e o convívio social.

O Vem Dançar existe há 17 anos e já recebeu mais de 250 mil pessoas. É aberto a todo o público 60+. Para facilitar o acesso do público, a SEME oferece transporte a partir de determinados Centros Esportivos até os locais dos bailes. Há toda uma estrutura com professores de dança, banda ao vivo, ambulância, distribuição de água e decoração dos bailes temáticos. Os frequentadores têm entre 60 e 85, renda média de três salários mínimos e vive na periferia da capital.

As participantes Maria Helena, 66 anos, e Clarice Nogueira, 80 anos, foram dançar pela primeira vez no baile e as duas afirmam que foi a melhor decisão para espantar toda a tristeza e problemas do dia a dia. "Estou adorando dançar bastante, conhecer pessoas novas, já planejo vim nos próximos bailes" contou Maria Helena.

Na imagem, participante do Vem Dançar.

Para o secretário municipal de Esportes, Carlos Augusto Vianna, o Vem Dançar, é um programa que tem o olhar no futuro diante do envelhecimento da população. "A estimativa é de que em 2040 metade da população adulta de São Paulo seja idosa, por isso estamos preparando a cidade para o futuro. São muitas vivências que o público 60+ tem em nossos bailes, desde sair de casa, conhecer novos lugares, outras pessoas, dançar, se divertir e depois contar tudo isso para a família, o que para nós é uma grande satisfação".A programação para os primeiros meses de 2023 prevê 12 edições do Vem Dançar.

Diversos artigos científicos na área da gerontologia destacam a importância da dança para a qualidade de vida no envelhecimento. Dineia Cardoso, responsável pelas políticas públicas para idosos na SEME, diz que o trabalho também é no sentido de ampliar a atividade nos Centros Esportivos.

"A dança tem atraído cada vez mais os idosos para a SEME. É uma forma de sair do sedentarismo, teremos um convênio para aulas de dança de salão nos Centros Esportivos para explorarmos vários ritmos e oferecer qualidade de vida ao público 60+", afirma Dineia Cardoso.

Na imagem, participante do Vem Dançar.

 

Texto: Paulo Rodolfo de Lima - paulorlima@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Jade Lopes - jguerrero@prefeitura.sp.gov.br