Basquete 3x3 no COTP

Atletas iniciam as atividades da modalidade nas dependências do Centro Olímpico

Na imagem, equipe de Basquete 3x3 do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) deu início a uma nova modalidade de esporte em seu espaço, o Basquete 3x3, que foi oficializado como esporte olímpico nos últimos jogos, em 2021, na cidade de Tóquio. No inicio do mês, começaram os treinamentos da nova equipe. A comissão conta com cerca de (20) atletas, entre sub-18 e sub-23, os treinos serão realizados de segunda a sexta-feira na parte da manhã das 9h às 12h.

Os atletas Amauri Araújo (SUB-23) e Cecília Souza (SUB-18), destacaram um pouco sobre a estrutura fornecida pelo COTP. Amauri: “O ambiente daqui é muito bom, me sinto muito honrado de poder fazer parte deste grupo.” “A equipe aqui é totalmente diferente de onde já joguei, nunca imaginei o Basquete 3x3, com uma estrutura desse tamanho”. Para Cecília: “A expectativa é muito alta, porque é o primeiro time de 3x3 feminino que tem uma estrutura de treinamento desse nível, estou muito feliz de estar fazendo parte disso”.

Na imagem, equipe de Basquete 3x3 do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.


O Centro olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), tem como objetivo ser a referencia do Brasil em formação de atletas para a nova modalidade olímpica. A expectativa é, no futuro, revelar grandes nomes. A equipe formada pelo COTP, teve que passar pela seletiva, com aproximadamente 500 atletas na disputa por 32 vagas, a seletiva foi realizada no dia 26 de novembro, de 2022, nas dependências do COTP, em Moema, na zona sul de São Paulo.

A treinadora Kátia Araújo disse que o Centro Olímpico está com um planejamento de longo prazo para o 3x3. Kátia: “Pensamos com o planejamento ao longo prazo para que possamos aumentar a quantidade da equipe com novas categorias como o sub-14 e sub-15”. A treinadora também mostra confiança no projeto e revela que COTP chega para organizar as estruturas da nova modalidade. Kátia: “O Centro Olímpico vem com esse projeto para ser a referencia para outras equipes, e mostrar que esse novo esporte merece ser tratado de forma profissional e regular”.

O Centro olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) está recebendo junto ao 3x3 outras duas novas modalidades em suas instalações, como: Vôlei de Praia e Futebol Masculino.

História do 3x3

O basquete 3×3 surgiu no final dos anos 1980 nas ruas, dos Estados Unidos. Foi em solo norte-americano que a modalidade se popularizou, as primeiras competições do Basquete 3x3 surgiram por lá, os exemplos mais famosos são Gus Macker e o Hoop It Up.

A partir desta popularidade, a categoria começou a se profissionalizar cada vez mais, até que a Federação Internacional de Basquete (FIBA) começou a prestar mais atenção nesse novo fenômeno. O sucesso do esporte levou a FIBA, finalmente, estruturar um programa visando as Olimpíadas. Em 2020, o esporte foi aceito e esteve oficialmente em Tóquio.

Regras Básicas:
• Times compostos por três jogadores e dois reservas
• Partidas são disputadas em meia-quadra com uma cesta
• A quadra tem dimensões de 15×11 metros
• Arremessos dentro do arco valem um ponto
• Arremessos fora do arco valem dois pontos
• Partidas têm 10 minutos de duração (se empatar, prorrogação)
• Vence quem fizer 21 pontos primeiro ou tiver a maior pontuação após o tempo limite


Texto: Pedro Rodrigues - phrlima@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Felipe Elessu - felalves@prefeitura.sp.gov.br