Passeio ciclístico e corrida agitam as comemorações dos 469 anos de SP

Eventos promoveram o esporte e a ocupação dos espaços públicos na capital

Na imagem, participantes do Passeio Ciclístico no Aniversário da Cidade de São Paulo

As comemorações dos 469 anos de São Paulo começaram logo cedo com um presente para milhares de paulistanos que amam correr e pedalar. O Troféu Cidade de São Paulo deu início nesta quarta-feira (25) à temporada de corridas na capital. Cerca de cinco mil pessoas participaram, no Ibirapuera, da tradicional prova que em 2023 completou sua 25ª edição, com largada, às 7h, e chegada em frente ao Obelisco. Os atletas tiveram duas opções de percurso: 6,1 km (corrida e caminhada) e 10 km (corrida).

Além do Troféu Cidade de São Paulo, a capital teve na manhã desta quarta-feira mais uma etapa do Circuito popular de Corrida de Rua, desta vez em Pirituba. No sábado (28) será vez da etapa da Vila Clementino, na zona sul; e no domingo (29) a etapa do Viaduto do Chá, no centro da cidade.

Às 10h foi a vez da turma da bike. Mais de 2 mil ciclistas se concentraram no Viaduto do Chá para o Passeio Ciclístico da Cidade de São Paulo. O passeio percorreu ruas históricas do centro e depois seguiu pela Avenida 23 de Maio em direção ao Modelódromo, no Ibirapuera. O secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Augusto Vianna, pedalou com a população o percurso de pouco mais de 6km e destacou a importância da bicicleta para a cidade de São Paulo.

"O passeio ciclístico é uma homenagem aos 469 anos da cidade de São Paulo, e também uma forma de reconhecer a importância da bicicleta como meio de transporte e de lazer na capital. O prefeito Ricardo Nunes vem trabalhando nesse sentido e vamos valorizar cada vez mais o ciclismo, é uma forma de honrar a cidade, e também pensar na qualidade de vida do paulistano".

Na imagem, participante do Passeio Ciclístico  mostrando a medalha no Aniversário da Cidade de São Paulo

O Passeio Ciclístico da Cidade de São Paulo reuniu moradores de todas as regiões da cidade e também gente de fora da capital. O aposentado Valdemir dos Santos, de 55 anos, é carioca e mora em Guarulhos. Ele disse que em sua profissão de caminhoneiro conheceu todo o país e afirma ter a certeza que São Paulo é a melhor capital do Brasil.

" Seria constrangedor ficar em casa e não participar das comemorações do aniversário de São Paulo. Conheço o Brasil e não existe cidade melhor, com tantas oportunidades. O passeio é um incentivo para quem nunca andou de bike começar a praticar o esporte, sentir o gosto da pedalada e do ventinho no rosto".

A funcionária dos Correios, Renata Avelino de Souza, de 59 anos, disse que já foi voluntária da Secretaria de Esportes e sempre participa de eventos como a Virada Esportiva. Para ela, o passeio ciclístico vai além da prática de esportes.

" É uma oportunidade que temos para conhecer a cidade e seus pontos históricos. Temos que ocupar os espaços públicos, prestigiar nossa cidade, principalmente no dia de seu aniversário".

A cidade de São Paulo possui 699,2 km de vias com tratamento cicloviário permanente, sendo 667,1 km de Ciclovias/Ciclofaixas e 32,1 km de Ciclorrotas. Para usufruir da integração modal o ciclista conta com 7.192 vagas em 72 Bicicletários e 802 vagas em 29 locais com Paraciclos, integrados ao sistema de transporte da Cidade de São Paulo.

Na imagem, participantes do Passeio Ciclístico no Aniversário da Cidade de São Paulo


Texto:
Paulo Rodolfo de Lima - paulorlima@prefeitura.sp.gov.br
Imagem: Arquivo/SEME