Copa São Paulo de Kung Fu reúne competidores da capital e região metropolitana no Ginásio Mané Garrincha

Evento, que teve a participação de 1.500 atletas, é uma das seletivas para o Campeonato Paulista de Kung Fu

Um dia inteiro dedicado às artes marciais chinesas. Foi este o cenário deste domingo (15) no Ginásio Mané Garrincha, localizado na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), na zona sul do São Paulo. O local foi palco da 14ª Copa São Paulo de Kung Fu, evento classificatório para o Campeonato Paulista.

Em suas diversas modalidades, como o box chinês, kung fu, luta do cacetete, tai chi chuan, entre outras, as artes marciais mostraram seu poder de integração. O presidente da Confederação Nacional de Artes Marciais Chineses, Edílson Moraes, disse que o evento no Ginásio Mané Garrincha, além de desenvolver os atletas, tem capacidade de unir as famílias, que vêm em grande número acompanhar a apresentação dos filhos, irmãos, sobrinhos e netos. “A Copa São Paulo mostra a força que tem a arte marcial chinesa. Somente na capital, temos 30 mil filiados. Aqui, no Mané Garrincha, temos competidores de quatro a 90 anos".


A abertura contou com uma apresentação típica da cultura chinesa, que é a dança do leão e do dragão. O secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Jr., disse que arte marcial, sendo um prática milenar, mostra como as pessoas podem reescrever suas histórias com o esporte. “Logo que cheguei aqui, hoje, tive um sentimento imenso de alegria. Tenho visto o esporte como uma ferramenta imensa de inclusão social. O esporte dá oportunidade, salva vidas, diminui a violência, gera empregos, permite que as pessoas mudem suas vidas".


Os atletas selecionadas na competição deste domingo vão participar, em outubro, do Campeonato Paulista de Kung Fu, que irá reunir 3.500 atletas


Texto: Paulo Rodolfo de Lima - paulorlima@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Gustavo Morais - gmorais@prefeitura.sp.gov.br