Homenagem a medalhistas pan-americanos movimenta o Núcleo de Alto Rendimento

Prefeito Bruno Covas e secretário de Esportes e Lazer Carlos Bezerra Jr. entregaram certificados a sete atletas

A manhã dessa quarta-feira (27) foi mais agitada que o normal no Centro Esportivo Joerg Bruder, em Santo Amaro, zona sul de São Paulo. Isso porque o Núcleo de Alto Rendimento (NAR) recebeu a homenagem feita pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) aos medalhistas pan-americanos que treinam no equipamento. Sete atletas receberam da mão do prefeito Bruno Covas um certificado como reconhecimento pelo resultado obtido nos Jogos Pan-Americanos 2019.

André Arruda e Bianca Silva (rúgbi); Beatriz Ferreira e Keno Machado (boxe); Vitória Rosa e Rodrigo Nascimento (atletismo) e Jefferson Socas (basquete 3x3) foram chamados no palco. No caso da pugilista, a medalha tem um gosto ainda mais especial, pois foi a primeira na história do boxe feminino em Pan-Americanos.

Os que chegavam no salão de treinamento do NAR poderiam pensar que era um dia comum. Isso porque, mesmo à espera da cerimônia, os atletas não paravam as atividades. Representantes do rúgbi, boxe, atletismo e demais modalidades erguiam pesos, corriam em esteiras e pedalavam em bicicletas ergométricas sem parar. A única pausa foi com o anúncio do início das homenagens.

O primeiro a falar foi o secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Jr., que esteve em Lima, no Peru, acompanhando a reta final dos Jogos Pan-Americanos e fez um cumprimento especial aos medalhistas e destacou a importância do esporte. “Em dias de tanta intolerância, de tanto ódio, de tanta divisão, o esporte une povos, dá oportunidades, outras possibilidades, faz com que gente possa reescrever sua história”.

Na sequência, o diretor executivo do NAR, Irineu Loturco, também fez um breve pronunciamento. “Eu tenho absoluta certeza que grande parte dessas medalhas conquistadas tem a ver com a história que o NAR e a Prefeitura de São Paulo construíram juntos”, disse em tom de agradecimento e desejou a continuidade dessa parceria público-privada.

O prefeito Bruno Covas fechou as falas da manhã com uma saudação a todos os atletas, técnicos e demais profissionais que participaram do processo envolvendo os resultados obtidos em Lima. “O resultado que vocês obtiveram ajuda a construir algo necessário hoje no país: unificá-lo. Hoje, a gente vê uma sociedade dividida do ponto de vista ideológica e crenças. Vocês estão construindo o que a classe política deveria estar fazendo”, apontou. Bruno Covas também frisou o mérito da atual gestão em passar por cima de questões político-partidárias e dar continuidade ao projeto.

Núcleo de Alto Rendimento

O Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo é um centro de excelência em estudo, avaliação, prescrição de treinamento esportivo e capacitação de técnicos e preparadores físicos, focado no alto rendimento de atletas e equipes profissionais. O NAR também conta com a estrutura apropriada para desenvolver novas metodologias, assim como a produção científica sobre o tema.

Buscando incentivar o esporte de alto rendimento no Brasil, o NAR inaugurou sua nova sede no Centro Esportivo Joerg Bruder, em Santo Amaro, na zona sul da capital paulista, em março de 2015.

A mudança para instalações mais amplas e modernas aconteceu após a assinatura de um convênio entre o Instituto Península e a Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo, em maio de 2014. Conforme o acordo, coube à Secretaria a cessão do espaço, enquanto o Instituto Península arcou com a doação de todo material e serviços para a construção da nova sede e para a reforma da pista de atletismo, do campo interno e do campo sintético do Centro Esportivo. Do Instituto Península estavam Heloisa Morel (diretora executiva) e o João Paulo Diniz (membro do conselho).

 

TEXTO: Paulo Rodolfo de Lima
FOTO: Guilherme Guidetti