COTP recebe treino de Judô da Seleção Brasileira Sub-17 e Sub-20

 Texto: Mariana Mesquita
 Foto: Pedro Piva

 

 

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa recebeu nesta terça-feira (19) os atletas de Judô, Sub-17 e Sub-20 da Seleção Brasileira para o último treino antes do embarque para a Europa.

As equipes lotaram o tatame do COTP com uma delegação recorde de 64 atletas, além da comissão técnica. Sob o comando da equipe sub-17 está Fulvio Myata (masculino) e Andréa Berti (feminino) e a sub-20 Douglas Vieira (feminino) e Henrique Guimarães (masculino).

A estrutura do COTP foi elogiada pelo judoca brasileiro, Tiago Camilo, convidado para conversar com os atletas. “A organização e estrutura para o Judô cria oportunidade para a criança e o adolescente praticar o esporte”, explicou o atleta, “o Centro Olímpico deve servir de modelo para o país”.

Esse começo é muito importante para os jovens, porque é aqui que existe troca de informação, conhecimento e aonde o atleta mais cresce. “Eu estou achando muito bom, porque além de ter o privilégio de treinar com meninas mais velhas e boas, acabo me avaliando e assim, melhorando meu nível”, comentou Rafaela, atleta do COTP de 14 anos que participa pela primeira vez do treino da Seleção Brasileira.

Todos os atletas estavam sendo acompanhados pelos médicos do Centro Olímpico e participavam de uma coleta de DNA por meio da mucosa para a UNIFESP. “A idéia deste novo projeto é criar um banco genético, onde a partir dos atletas de elite, será possível perceber as indicações favoráveis para a prática do judô”, explicou João Bosco da UNIFESP.

A equipe, em concentração desde domingo (17) representará o Brasil em jogos preparatórios para o Mundial de Judô que ocorre em outubro na África do Sul. Os brasileiros sub-17 participarão de treinamentos na República Tcheca e Romênia; já os judocas sub-20 irão à Rússia e Itália.