Circuito Esportivo de Futsal realiza congresso técnico no COTP

Palestras atualizam o público presente das mudanças ocorridas nas regras do esporte

Texto e Fotos: André de Oliveira Rodrigues

No ultimo sábado (2), o auditório do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa recebeu o congresso técnico do Circuito Esportivo Clube Escola de Futsal. Além da discussão do regulamento que entrará em vigor neste ano, foram realizadas duas palestras para ilustrar as mudanças que ocorreram nas regras da modalidade.

No primeiro momento o árbitro Rodrigo Braghetto, na Federação Paulista de Futebol (FPF) desde 1996, expôs casos de sua vivência no esporte e comentou sobre as relações entre os árbitros e treinadores de futebol. “Quantos técnicos entram nas quadras ou campos e nem cumprimentam os árbitros? Aí depois ficam o jogo todo pressionando a arbitragem? Precisamos lembrar que isso é um esporte e o Fair Play, o chamado jogo limpo, precisa prevalecer!” completou Rodrigo, que antes de se tornar árbitro profissional, já foi coordenador de equipamentos na Secretaria Municipal de Esportes e no Clube Escola Tatuapé.

Na segunda palestra ministrada por Julio Cesar Meirelles, árbitro da Federação Paulista de Futebol de Salão (FPFS), o público de aproximadamente 100 pessoas pôde se atualizar sobre as mudanças ocorridas nas regras do futsal. “Não adianta vocês treinadores ficarem “buzinando” na orelha dos árbitros o jogo todo sem conhecer de fato as regras. O futebol de salão atualmente possui 17 regras e na virada deste ano algumas delas sofreram alterações. Então procurem estar sempre atualizados para que possam reclamar de forma correta,” afirmou Julio Cesar, que também é treinador do Clube Escola Serra Morena, na zona leste da capital.

Após as palestras o regulamento que será utilizado nesta quarta edição do campeonato foi discutido e apresentado para os representantes das equipes. Neste ano o campeonato conta com 82 entidades inscritas e terá seu início no dia 30 de Abril.