Final dos Jogos da Cidade 2018 : UNIP vence e Secretário anuncia a volta do Desafio ao Galo

Os dois times vencedores já estão com vagas garantidas no campeonato


O time da Unip Vila Mariana venceu o Paredão da Esquina, da Lapa por 1x0, em partida realizada no Estádio do Pacaembu, no feriado do dia 15 de Novembro. Durante a entrega da premiação, João Farias, Secretário Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo , anunciou a volta do Desafio ao Galo, a maior competição de futebol de várzea, que terminou em meados da década de 90. O anúncio foi feito junto ao idealizador do projeto Elias Scaff .O Desafio ao Galo será composto por times de várzea de várias regiões de São Paulo e será transmitido pela TV Gazeta. João Farias destacou que os vencedores dos Jogos da Cidade 2018 participam automaticamente do Desafio ao Galo que inicia as inscrições em janeiro de 2019
Jogos da Cidade 2018
A competição contou com a participação de 32 equipes enfrentam-se em mata-matas, igual à disputa da fase final de copa do mundo, somando ao final do torneio 1.200 partidas em cerca de 40 campos da cidade.
Ambas as equipes fizeram 14 jogos para chegar a final, sendo 8 na fase regional. Apesar do empate para chegar à final, o time da Lapa tem campanha irretocável e segue invicta. Foram 12 vitórias e dois empates. O time da Vila Mariana conquistou 8 vitórias, um empate, uma derrota e avançou com quatro resultados de w.o. A Unip tem o melhor ataque do torneio com 52 gols marcados, contra 45 da equipe do Paredão, que por outro lado justifica o nome, pois sofreu apenas 10 tentos, ante os 11 sofridos pelo adversário da final. O artilheiro da fase municipal é Fabio dos Santos da equipe Turma da Torre com cinco gols marcados..
As inscrições de equipes e jogadores no futebol aconteceram até fevereiro, com o congresso técnico em março, os jogos pré-regionais de abril a julho e a disputa da etapa Municipal de agosto a novembro. Ao todo, apenas no futebol de campo foram 19.500 atletas amadores com na faixa etária de 18 a 40 anos.
Quem esteve ligado nas páginas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e dos Jogos da Cidade pôde acompanhar um feito inédito. O Congresso Técnico do futebol de campo e futsal puderam, pela primeira, ser acompanhados por transmissão ao vivo, via Facebook, para todos os usuários da rede social.
As transmissões tiveram alcance dentro do facebook mais de 30 mil pessoas. Houve mais de 10 mil ações feitas na página da Secretaria durante o período, como reações a comentários, curtidas e compartilhamentos, por usuários da rede social. Veja como foram as transmissões ao vivo clicando aqui.
Os Jogos da Cidade, programa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, existe desde 2004. Este ano houve apenas as modalidades handebol masculino e feminino e o futebol de campo masculino. A maior competição de amadores do país ainda contou com festivais de bocha (masculino e feminino), gueitebol (masculino, feminino ou misto), xadrez (masculino e feminino), capoeira (livre), vôlei de praia (masculino e feminino) e tênis de campo (masculino e feminino).