Pista de Atletismo do Centro Olímpico começa a ser reformada

Reforma deixará pista em conformidade com as normas da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). Local poderá receber competições internacionais

 As obras de modernização da pista de atletismo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) já começaram. A assinatura da ordem de serviço para o início dos trabalhos foi feita pelo secretário de esportes de São Paulo, João Farias, na manhã de hoje (30). O encontro contou com a presença de Sergio Coutinho, Marcos Bassi e Rogério Patini, diretores da Resinsa Brasil, empresa especializada em construções esportivas e responsável pela reforma da pista.

No primeiro momento, estão sendo realizados estudos preliminares e todo levantamento da área. A partir de segunda-feira (5), começam os trabalhos de retirada da pista atual e dos materiais sintéticos do local.

A reforma terá um investimento de cerca de R$ 3.060 milhões, verba destinada pelo governo federal. A pista será remodelada e receberá a homologação da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), entidade máxima do atletismo mundial. A construção será realizada com materiais importados da Alemanha e a nova estrutura oferecerá aos competidores piso, textura e condições similares a das grandes pistas mundiais. A iniciativa permitirá que o Centro Olímpico receba competições internacionais da modalidade.

“É uma satisfação muito grande viabilizar algo tão fundamental para o desenvolvimento do esporte. O atletismo da capital voltará a ter uma pista apta e de qualidade. Além disso, agora que teremos uma pista certificada pela Associação Internacional de Atletismo, queremos que São Paulo volte a fazer parte do calendário de competições internacionais importantes”, falou João Farias que também enfatizou a luta para tirar o projeto do papel.

“Depois de muito trabalho conseguimos dar andamento a licitação que estava travada há mais de um ano e agora vamos sanar um dos principais problemas do COTP que era a condição atual da pista”.
Além da pista, também será reformada todas as raias de saltos, lançamentos de peso e recuos do local. A obra tem previsão de termino de 180 dias.

“Temos uma vasta experiência com a construção de pista de atletismo. Trata-se de um esporte em que o rigor determina uma classificação, um recorde, por isso é necessário um sistema muito controlado e exigente de certificação de materiais e equipamentos”, disse Rogério Patini, um dos responsáveis pela obra.


Texto: Juscelino Jr. - jpjunior@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Valéria Rambaldi