“Tudo é trabalho, e a gente tá tentando renovar a garotada”, diz o técnico de Boxe do Centro Olímpico

Messias Gomes já encaminhou 20 atletas para competições nacionais e internacionais através do COTP

O treinador de Boxe do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), Messias Gomes, 63, fazia um discurso para seus alunos sobre trabalho árduo, perseverança e humildade, enquanto mostrava as últimas Medalhas de Mérito, recebidas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF), nesta segunda-feira (10).

Messias, que está no boxe há mais de 40 anos, e como técnico no COTP desde 1981, recebeu a honraria ao lado de outros profissionais em reconhecimento aos serviços prestados. O evento foi em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, festejado em 1º de setembro.

De acordo com o técnico, trabalhar no Centro Olímpico é gratificante, pois além da estrutura oferecida ser ideal para formar grandes atletas, ele faz o que realmente gosta. “Eu me sinto feliz porque eu gosto, é o meu esporte, meu trabalho, e eu procuro fazer sempre o melhor possível”, afirma.

Messias já foi atleta profissional e hoje é também vice-presidente da Federação Paulista de Boxe. O supervisor da modalidade revelou nomes como Andreia Bandeira, oito vezes campeã brasileira de boxe e ouro nos Jogos Sul-americanos, e Joedison Teixeira, conhecido como Chocolate, que trouxe o primeiro ouro brasileiro nos Jogos Mundiais de Combate de 2013.

Para o treinador, o boxe amador está ganhando espaço e adquirindo bons resultados lá fora. Segundo ele, cerca de 20 atletas do COTP já competiram representando o Brasil. Ele também ressalta que a modalidade ainda é uma esperança para muitos garotos e por isso procura sempre conseguir vaga para quem quer treinar visando a competição. “Tudo é trabalho, e a gente tá tentando renovar a garotada”, explica.

Para o boxe, as inscrições dos atletas podem ser realizadas na última semana de cada mês, no Centro Olímpico. A modalidade não realiza seletivas. É necessária a prévia iniciação de cada criança, entre 10 e 17 anos, por ser um esporte de contato direto.

Serviço:
Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP)
Av. Ibirapuera, 1315 - Vila Clementino, São Paulo
Telefone: (11) 3396-6452

 

Texto e fotos: Beatriz Gois – beatrizgois@prefeitura.sp.gov.br