Ruas de Brincar muda realidade do Aricanduva

Texto: Ana Carollina Cavalaro

Foto: Pedro Piva

A comunidade do Jardim Santo Eduardo, na região do Aricanduva, pôde desfrutar de um dia diferente no último domingo (20). Acostumadas a ficar dentro de casa por causa da violência no bairro, as crianças se reuniram na Praça Nelson José Sigrist, das 10h às 16h e vivenciaram diversas atividades. Acompanhada por monitores do Programa Ruas de Brincar da Secretaria de Esportes, a criançada pôde participar de brincadeiras que resgatam a infância e estimulam o movimento, como corda, perna de pau, futebol, basquete, entre outras.

"A periferia é um lugar difícil para criar um filho", afirma a dona de casa Odete da Silva, mãe da pequena Ana Carolina. Para ela, a iniciativa de levar brinquedos gratuitos às áreas carentes ajuda não somente as crianças, mas os pais, a darem melhores oportunidades aos filhos. "Nós não temos muitas opções para oferecer a eles, precisamos de ações desse tipo", comentou. O pai das pequenas Sabrina e Kaliane também aprovou a ação da Secretaria de Esportes: "Ajuda a tirá-las da frente da televisão, que não faz bem", diz o ajudante geral, Natal Pereira da Silva.

O Programa Ruas de Brincar visa o aproveitamento e a apropriação do espaço público pelas comunidades carentes de São Paulo. “O objetivo é lembrar que a utilização, manutenção e conservação desses espaços dependem dos moradores dessas áreas”, explica Dinéia Cardoso, Supervisora do Núcleo de Lazer da SEME.