Curso de Comissários forma a primeira turma

Ana Carollina Cavalaro

Terminou nesta quarta-feira (16) o 1º Curso de Comissários ministrado no estádio do Pacaembu. O treinamento, que aconteceu entre os dias 6 e 16 de fevereiro, teve por objetivo capacitar os profissionais que atenderão o público nos estádios durante a Copa do Mundo de 2014. O curso contou com a participação de 40 pessoas e qualificou profissionais desde a recepção até a segurança. Foram 80 horas de atividades específicas, que mostraram aos alunos a forma mais adequada de conduzir o público em diversas situações.
 

A presença de comissários nos estádios brasileiros, a exemplo do que já aconteceu em países como África do Sul e Alemanha, irá interferir diretamente na qualidade dos espetáculos esportivos. A cerimônia de entrega dos diplomas aconteceu no salão nobre do Pacaembu e contou com a presença de representantes da Arena Brasil e Arena Amsterdam, organizadoras do curso, e do Secretário de Esportes, Walter Feldman.
 

Para o Secretário Feldman, o curso marca uma mudança na forma como é feito o planejamento de uma partida de futebol. “Vamos transformar o estádio em uma arena de paz”, afirmou. O diretor do Pacaembu, Mauro Sernardes, comentou outro resultado prático do curso. “Será possível atrair a população para os estádios, garantindo a mesma confiança de qualquer outro espaço público”, disse.