Ciclofaixa de São Paulo ganha mais 20 km de extensão

Ana Carolina Ribeiro

No último domingo (23), a Ciclofaixa de Lazer, que recentemente completou o primeiro ano de operação, ampliou seu percurso. Os ciclistas de São Paulo passaram a contar com 20 km a mais de pedalada, partindo do Parque do Povo, no Itaim Bibi e chegando ate o Parque Villa Lobos, na zona oeste da cidade. Ao todo, os ciclistas paulistanos vão poder dividir 30 km de vias publicas com os demais veículos, todos os domingos das 07h às 14h.

A novidade é que neste novo trecho, a população vai poder contar com o SOS Bike, um serviço gratuito de apoio aos ciclistas. Será montada uma tenda no Parque do Povo, onde vai poder ser feita a manutenção das bicicletas. Além disso, sete mecânicos uniformizados estarão pedalando por todo o percurso para auxiliar os ciclistas que tenham algum tipo de problema, como pneus furados ou correntes quebradas.

O Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Walter Feldman, pedalou no novo trecho da Ciclofaixa. "Este é um sonho de mais de 20 anos que aos poucos está se concretizando", explicou o secretário.

A cicloativista Renata Falzoni esteve no local e elogiou a iniciativa: "É um passo na luta que travamos para ter mais espaço dentro do sistema viário da cidade", afirma. Para Renata, a principal vantagem da Ciclofaixa e a oportunidade das pessoas poderem deixar o carro na garagem e utilizar a bicicleta como meio de transporte.

O projeto da Ciclofaixa envolve as Secretarias Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, do Meio Ambiente, de Transportes e de Coordenação das Subprefeituras, além da CET e patrocínio da Bradesco Seguros e Previdência.