Virada Esportiva bate recorde e recebe 3,3 milhões de pessoas

Paulistanos puderam brincar e praticar esportes em 2150 atividades, realizadas em 700 locais da cidade


Da redação

A 4ª edição da Virada Esportiva foi um sucesso. Durante as mais de 30 horas ininterruptas de esporte, brincadeiras e diversão, cerca de 3.300.000 paulistanos deixaram o sofá vazio, desligaram a TV e foram para as ruas participar das milhares de atividades esportivas espalhadas pela cidade. Cada vez mais, a Virada Esportiva tem se consolidado como um dos maiores eventos populares do mundo do esporte.

O palco principal, no Vale do Anhangabaú, recebeu, além da tradicional tirolesa, uma Asa Delta, que içada por um guindaste, levou centenas de pessoas a mais de 70 metros de altura. A estréia da Serra da Cantareira, com os Jogos Ecológicos, e a volta do Memorial da América Latina, com a pista de patinação no gelo e a Arena Digital, foram alguns dos maiores sucessos da Virada Esportiva. Na represa Guarapiranga destaque para o Air Show Festival. Pela primeira vez no país, pára-quedistas saltaram de um helicóptero. As aterrissagens, a mais de 100km/h, foram nas margens da Praia do Sol, em um espetáculo de precisão. Além do show no céu e na praia, o bungee-jump e o heli coaster - espécie de hélice presa a um guindaste, que é pilotada por quem participa da atração - levaram muita adrenalina a mais de 50 metros do solo e empolgaram os participantes. E durante a madrugada de domingo sobrou adrenalina na Marginal Pinheiros. Um Dragster, tipo de carro de arrancada com mais de 3.600 cavalos de potência, levou apenas 4,5 segundos para chegar a 350km/h, com supervisão da CET e toda a segurança.

O secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Walter Feldman, ressalta que esta edição da Virada Esportiva conseguiu levar atividades a toda a cidade. “As Ruas de Brincar, parques, praças, todos os clubes municipais, CEUS, SESI, SESC, Memorial da América Latina, Guarapiranga, as 31 subprefeituras, toda a cidade foi palco da Virada. Foi uma maratona que cumpriu seu papel de plantar nas pessoas a vontade de incluir alguma atividade física no cotidiano” afirmou.

Mesmo com mais de 200 modalidades esportivas, não houve ninguém que se contundiu com gravidade durante as atividades da Virada, apenas algumas peuquenas lesões comuns à prática do esporte. Assim como nas três primeiras edições, outro destaque positivo foi o clima de paz. A Polícia Militar não registrou nenhuma ocorrência grave durante todo o evento.

O prefeito Gilberto Kassab garantiu que a Virada Esportiva terá continuidade e será ainda maior em 2011.