CDC Pedra Branca reúne gerações do judô

O programa social visa atrair cada vez mais jovens para a prática da modalidade

O espaço onde está o CDC Pedra Branca já foi visto como lugar para consumo de drogas entre os moradores da comunidade aos finais de semana. Não é mais. Há 3 anos e meio, ao perceber que o local estava abandonado, o vitorioso sensei Alex Russo que já foi 1° colocado no ranking nacional da categoria meio-médio de judô (Até 81kg) teve a iniciativa de ocupar o espaço e transformá-lo em um instituto de treinamento para judocas de todas as idades.

025

O projeto social chama-se Sensei Divino em homenagem ao treinador Divino que ajudou Alex Russo quando ele ainda não tinha oportunidade e condições de praticar o judô. Atualmente, o judoca retribui o ato de solidariedade do seu mestre e fornece o espaço, material e conhecimento aos seus alunos.

A maioria dos judocas do CDC são crianças (mais de 100 alunos), mas há um incentivo para que a união entre as gerações aconteça. Para Alex, a tradição dos idosos deve servir de exemplo para os mais jovens como Sara Nunes. A garota tem 12 anos e foi campeã paulista em 2016. Ela começou a treinar no instituto aos 6 anos e contou com o apoio do tio José Gonçalves da Silva, faixa preta há 24 anos. Sara aproveita o frequente encontro com os judocas mais experientes para aprender e pensa grande, o foco da adolescente é o Pan-Americano que será realizado em Lima (2019).

080

 Segundo o Sensei Marcos Magri, 10º Dan um dos precursores do projeto, a ideia é construir um ginásio no local para competições não só de judô como também de karatê, boxe e jiu-jitsu.

 

Endereço: Rua Desembargador Rodrigues Sette, 195 – Pedra Branca

DIAS E HORÁRIOS (Aulas gratuitas):

Seg- Qua – Sex: 19h às 20h:30 (infantil) / 20h:30 às 22h (acima dos 12 anos)

Ter – Qui: Competições

 

Texto: Lílian Pacheco – loroso@prefeitura.sp.gov.br