SEME e UNESCO celebram parceria

Reunião apresentou resultados positivos de projetos

DSC_2993DSC_2932

Na última segunda-feira (06), a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) realizou uma reunião para comemorar o final do bem sucedido acordo de cooperação técnica internacional com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O Secretário de Esportes Walid Shuqair, a representante da UNESCO no Brasil, Mariana Alcalay, além de outras autoridades, marcaram presença no evento.

A parceria foi firmada em 2011 e obteve como resultados:  guias didáticos direcionados aos Profissionais de Educação Física da SEME; mapeamento dos equipamentos esportivos públicos e privados da cidade de São Paulo; pesquisa sobre os hábitos esportivos da população paulistana; relatórios gerenciais contendo dados de organizações diversas localizadas no entorno dos equipamentos municipais, além de uma proposta de Plano Municipal de Esporte (PMESP).

A proposta de PMESP é o principal produto deste projeto, que visa traçar, a partir de uma abordagem técnica, metas e ações para a Secretaria nos próximos cinco anos, de forma a potencializar a eficiência das políticas de promoção e melhoria dos serviços esportivos, recreativos e de lazer ofertados à população paulistana.

O estudo realizado pela empresa iOpera teve como objetivo a elaboração de relatórios gerenciais contendo o mapeamento de diversas instituições do entorno de cada equipamento esportivo municipal, com um foco maior nos Clubes da Comunidade. Além disso, o intuito é utilizar este material em ações de capacitação dos diretores desses clubes, de forma que estes possam captar parcerias junto à comunidade local.

Já a Quanta Consultoria realizou uma pesquisa de campo e mapeamento georreferenciado dos equipamentos esportivos municipais de administração direta e indireta e dos equipamentos privados, nas 32 subprefeituras, com o intuito de efetuar um registro fotográfico das instalações, mapear as atividades esportivas oferecidas, identificar o público atendido e entrevistar os gestores e usuários dos equipamentos públicos.

Por fim, em parceria com a consultoria J.Leiva Cultura & Esporte, o Datafolha Instituto de Pesquisas conduziu a pesquisa Hábitos Esportivos na Cidade de São Paulo. Essa pesquisa teve por objetivo identificar de que maneira a população de São Paulo mantém seu contato com o esporte, além de buscar subsídios para elaborar a proposta de PMESP e para as demais políticas públicas formuladas pela SEME.

Texto: Daniel Alves – dalves@prefeitura.sp.gov.br
Mariane Barbosa – marianeoliveira@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Mário Iório – marioiorio@prefeitura.sp.gov.br
Stefano Machado – stefanomsilva@prefeitura.sp.gov.br