Estádio Mie Nishi recebe Festival Tebol e Campeonato de sumô

Evento aconteceu no sábado e domingo

Em comemoração ao dia das crianças, no último fim de semana, o Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, localizado no bairro do Bom Retiro, foi palco do Campeonato Sul-Americano de Sumô e do Festival Tebol de Beisebol e Softbol – destinado a iniciantes nas modalidades.

DSC_0694DSC_0673

O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, contou com a participação de mais de 350 pessoas – algumas equipes de Indaiatuba, Atibaia, Arujá, Brasília e Cotia, além de times da capital como Nikkey, Blue Jays, Nippo, Anhanguera e Gigantes – que puderam se divertir, praticar e conhecer mais sobre o Beisebol e o Softbol. Este último, destinado apenas para meninas. “É uma forma de incentivar as meninas a jogarem também”, conta o aposentado, Luis Saguchi, de 66 anos.

Muitos pais também acompanharam os filhos, como o metalúrgico Lazaro Pereira, de 33 anos. “É a primeira vez que assisto o treino da Bruna”. A menina, de 11 anos, pratica há dois meses o esporte.

As modalidades, que estarão presentes nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, atraíram o
pequeno Guilherme Nunes, de oito anos, que veio de Brasília para participar. Ele conta, entre uma jogada e outra, que conheceu o esporte através da irmã. “Meu pai disse para eu tentar”.

A equipe dele aproveitou o dia ensolarado para treinar. Eles viajaram durante 16 horas só para comparecer ao Festival. Um dos técnicos do time, Eduardo Nakambakari, de 30 anos, conta que a viagem foi divertida e serviu para incentivá-los a continuar a praticar o esporte. “É importante para apresentar o beisebol para essa nova geração”, afirma.

Fora dos campos, do outro lado do Estádio, o ginásio de Sumô recebia o 21° Campeonato Sul-Americano Masculino e 9° Campeonato Sul-Americano Feminino de Sumô. Dentro do espaço, a concentração prevalecia entre os torcedores que assistiam as disputas das categorias: leve, médio e pesado. Além de atletas brasileiros, participaram lutadores da Venezuela, Argentina e Paraguai.

 

Texto: Fabiana Rosa – frosasilva@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Ricardo Monzillo – rmonzillo@prefeitura.sp.gov.br