Diretor do COPT comandará equipe em troféu internacional de natação

Professor Ismar Barbosa é convidado, pela 11ª vez, para integrar a comissão técnica da seleção paulista que disputará o campeonato

Texto e foto: Pedro Piva

   Entre os dias 7 e 10 de outubro, na cidade de Mococa, interior de São Paulo, o professor Ismar Barbosa, Diretor de Núcleo Técnico das Modalidades Esportivas, representará os paulistas no Campeonato Internacional de Natação Infanto-Juvenil – Troféu Chico Piscina.

O torneio, tradicional competição do calendário, chega a 42ª edição, e São Paulo busca atingir sua décima vitória consecutiva na disputa com outras equipes brasileiras. “Vamos chegar para ser primeiro em nível nacional e disputar de igual para igual com a seleção da África do Sul no quadro geral”, afirma Ismar. Ele também destacou a seleção dos “hermanos” da bacia do Rio Prata, eternos rivais no futebol e a seleção carioca.

Os jovens de 14 a 16 anos são as promessas da natação brasileira, de acordo com o professor. Grande parte dos medalhistas olímpicos da natação já disputaram o torneio, destacou Ismar. “ Entre eles, César Cielo, vencedor e surpresa em 2002, quando não era favorito e estabeleceu recorde dos 100 metros livres, tempo batido ano passado”

Segundo o diretor, a convocação não irá atrapalhar suas atividades no Centro Olímpico, pelo contrário. “É importante ter convocações para agregar valor ao nosso quadro técnico, fortalece o conceito da comissão do COPT”. Aliás, são comuns os convites para que os profissionais do centro integrem comissões técnicas do estado. Neste ano, Henrique Guimarães do judô, Lucimar Medeiros da luta olímpica e Messias Gomes do boxe também foram convocados.