Festival de Ginástica Artística incentiva prática da modalidade

Sofia Mikrute

Com o objetivo de estimular cada vez mais a Ginástica Artística nas escolas, clubes e ONGs, a Secretaria Municipal de Esportes realizou, no último sábado, o Festival Clube Escola de Ginástica Artística, no Clube Escola Lapa. Aproximadamente 830 crianças participaram das apresentações com os movimentos e aparelhos fundamentais do esporte olímpico.

A modalidade que agrega a disciplina, educação-física e equilíbrio está sendo difundida nos cursos de capacitação, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. “Queremos que o nível básico tenha o mesmo nível em toda a cidade, resgatando a riqueza da Ginástica Artística”, conta Corine Sampaio, coordenadora do Festival. Segundo ela, as oficinas de capacitação são essenciais para o desenvolvimento da técnica entre os professores, uma vez que na Faculdade de Educação Física as aulas são extremamente básicas.

O professor e Coordenador de Esportes no CEU Parelheiros, Rafael Guimarães, precisou apenas de dois cursos da SEME para largar o basquete e o handebol e se dedicar à ginástica, “Hoje o meu objetivo é que todos treinem; meninos, meninas, altos, magros, baixinhos e gordinhos. Assim teremos uma melhor integração das crianças por conta do esporte”. Ele diz também que o maior desafio é o público masculino, mas desde quando a modalidade teve início, seis meninos se interessam e participam das aulas no CEU.

O Festival premiou com uma medalha simbólica todos os alunos participantes, deixando pais e professores orgulhosos. “Há dois meses minha filha pratica a Ginástica Artística no CEU Uirapuru, e esta é apenas a primeira medalha”, incentiva Patrícia Beligno, mãe de duas filhas; a iniciante Juliana, 6, e Kaline, 10, que já pratica a modalidade há um ano.