“A solidariedade é o mais legal do esporte", diz Jurema Bolzachini

Jurema Bolzachini é a entrevistada de hoje da série Essa é Nossa Gente

 Jurema Bolzachini tem 48 anos e trabalha na SEME há quase 29. Atualmente, é uma das funcionárias no setor administrativo do CGEE (Coordenadoria de Gestão Estratégica de Equipamentos). Ela se formou em Fisioterapia em 1997 na UniABC e não exerce mais a profissão.

Alguns familiares de Jurema já trabalharam para a Prefeitura, antes mesmo dela ingressar na Secretaria em 1987 como auxiliar técnica. Ela passou por vários setores e todos estavam ligados ao esporte.

Bolzachini decidiu fazer Fisioterapia, porque gostava da área de saúde, de lidar com pessoas e da possibilidade de ligar a profissão ao esporte. Ela contou com o apoio de Jane, fisioterapeuta do Centro Olímpico que a incentivou na escolha.

A relação de Jurema com o esporte começou cedo. Ela já praticou basquete, atletismo e vôlei. Não gostava de futebol, porque não entendia as regras. Quando começou a trabalhar na Secretaria passou a assistir aos jogos com mais frequência. Além dos esportes, também se identifica com a dança. Fez sete anos de balé clássico e jazz.

Jurema se considera torcedora do Corinthians e do São Paulo. Mesmo com a rivalidade entre os dois clubes, ela não deixa de se identificar com ambos. O Corinthians a encanta pela torcida e o São Paulo pelo estilo de jogo. No Rio de Janeiro, simpatiza com o Flamengo.

Para Jurema, os jogadores de futebol não tem a mesma garra de antigamente e se preocupam mais com os clubes do que com a Seleção. “Eles entram em campo para defender o status e não a camisa”, disse a funcionária.

Nas horas vagas, ela gosta de fazer de tudo um pouco. Ir ao cinema, a exposições, passear em parques, ver televisão e ler. A eclética Jurema acredita que é sempre bom fazer mudanças na rotina. Por isso, ela pega caminhos distintos quando sai do trabalho para a casa.

Ela diz que é gostoso trabalhar na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. “A SEME é meu espelho, é referência para minha vida”. Jurema faz parte da nossa família, a família SEME.

Texto: Lílian Pacheco - loroso@prefeitura.sp.gov.br
 
Foto: Mariane Barbosa - marianeoliveira@prefeitura.sp.gov.br